quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Daqui Ali



Um livro por dia é uma alegria. Até ao Natal, deixaremos aqui uma sugestão diária de leitura. É o nosso habitual calendário adventício, sempre feito de livros. Com as nossas ou outras sugestões, visitem as livrarias independentes e ofereçam livros. 

1. Daqui Ali|Isabel Minhós Martins e Yara Kono|Planeta Tangerina

Começamos pelos mais pequenos e com este pequeno grande livro do Planeta Tangerina. Um livro sobre os primeiros passos, as primeiras conquistas, os avanços e recuos que caracterizam essa apaixonante fase da vida em que o bebé se vai tornando menino.




















Com uma cadência ritmada pelo texto em verso e umas ilustrações deliciosas, acompanhamos os pequenos progressos, as hesitações, o vai-não-vai próprio desta fase do crescimento. Com a motivação acrescida dos adultos que estão por perto, as mãos largam-se pela primeira vez, para serem agarradas logo a seguir. É o Vai! Vem! que todos conhecemos.






















A simbologia da capa e da contracapa é perfeita, remetendo-nos para uma espécie de jogo da glória, onde os jogadores ora avançam, ora recuam. Os primeiros passos que se dão, os primeiros objetos que se apanham, que se perdem... as pequenas conquistas que se alcançam entre o lado de cá e o de lá. Um pequeno livro capaz de nos fazer sentir todo o encantamento que acompanha o princípio da autonomia por parte da criança. Precioso!
Daqui ali | Toda a tensão... Daqui ali | Revolução.


Sem comentários: