terça-feira, 14 de dezembro de 2021

A Bola Vermelha


 






















13. A Bola Vermelha | Vanina Starkoff | Orfeu Negro

É feito a três cores. O preto e o branco acolhem o leitor enquanto alguém colhe fruta. O título alerta-nos para que irá surgir, mas nem por isso nos deixa de surpreender como sucede com quem a encontra. É vermelha, pequena e parece mesmo uma bola. Ali, no meio das árvores de frutos? Será? O mais provável é que seja mesmo uma fruta. E não somos os únicos a pensar isso. Afinal, não é uma fruta. Mas, o vermelho já invadiu o livro. 






Cada página parece redundar num fracasso. A bola não é uma fruta, não é um caracol, não é uma joaninha... Mas quem a encontrou parece determinado a devolvê-la ao seu habitat, a saber onde pertence. E o leitor já está demasiado envolvido neste jogo de possibilidades para recuar. 




Esta é uma narrativa visual, apenas entrelaçada por algumas onomatopeias que vão reforçando o espanto e a surpresa de quem não desiste de saber mais sobre aquela bola vermelha. Nós também não. Já nos tornámos cúmplices nesta aventura. Curiosos? Entrem no livro e surpreendam-se com a maravilhosa história  da bola vermelha.


Sem comentários: