12. Moncho e a Mancha | Kiko Da Silva | Kalandraka
Festejamos a chegada da edição comemorativa dos 20 anos de Moncho e a Mancha, um livro que inspirou gente de todas as idades. E que saudades nós tínhamos deste pequeno artista que pinta tudo e mais alguma coisa. A cama, as toalhas, o frigorífico, o avô... Moncho pode já ter 20 anos, mas a sua arte continua contemporânea.
Quando, em 2003, chegou a Portugal, Da Silva deslumbrou com as suas ilustrações tridimensionais feitas a partir de esculturas de cerâmica e cimento policromado. As suas personagens pareciam tão reais, como capazes de pôr miúdos e graúdos a fazer grandes viagens pelo mundo da arte.
Depois de ter recebido de presente uma caixa de aguarelas com círculos de cores e um pincel, o pequeno artista deu-lhe tanto uso que acabou por adormecer junto à parafernália de desenhos. No dia seguinte, quando acordou, viu uma estranha mancha negra num dos papéis brancos. Intrigado, Moncho queria saber o que ela representava. Mas, até uma simples mancha pode ser muita coisa, consoante a imaginação de cada um...
Um livro divertido, com uma paleta de cores alegre e irresistível para os mais pequenos, que nos torna a todos fãs incondicionais do pequeno protagonista com alma de artista. Da Siva oferece-nos uma deliciosa e hilariante metáfora da arte contemporânea, tão actual hoje como há vinte anos. Para quem não saiba, Moncho descobriu, ele próprio, o significado da mancha.
Entretanto, tornou-se um artista muito afamado. E, ainda que muitos possam não entender a sua pintura, ele sabe bem o que pinta. Abram o livro e apreciem a sua obra!
Sem comentários:
Enviar um comentário