sábado, 11 de dezembro de 2021

Podia Ser Pior




10. Podia Ser Pior | Einat Tsarfati | Fábula

Depois do êxito de Os Vizinhos, de que falámos aqui, a autora israelita está de volta com uma história sobre a forma como podemos encarar o mundo. Numa narrativa predominantemente visual, Tsarfati conta-nos a história de Alberto e Jorge, dois marinheiros que vivem  uma série de mirabolantes peripécias em pleno mar, sobrevivendo a um naufrágio.



Podia ser pior, é a frase que Jorge repete a cada nova dificuldade por contraposição ao pessimismo militante  de Alberto perante tudo o que lhes vai sucedendo. Uma história divertida e hilariante, onde não faltam animais assustadores, coisas nojentas, barcos-fantasma... e até uma baleia com uma genial barriga, onde o Pinóquio parece coabitar com a toda a espécie de tesouros. 




Com uma paleta de cores alegre e apelativa, uma parafernália de detalhes e elementos intertextuais, esta é uma história que tem tanto de absurdo como de encantador, suscitando o reiterado pedido de outra vez por parte dos mais pequenos.



Num registo divertido, que parece ser marca da autora, os mais pequenos encontram aqui  duas visões possíveis sobre os contratempos que a vida nos pode reservar. Pessimistas ou otimistas, vale a pena entrar nas profundezas deste mar e chegar a terra na companhia  desta tripulação.


Sem comentários: