segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Mia e o Balão


 





















11. Mia e o Balão | Komako Sakai | Livros Horizonte

Admiradores confessos da obra de Komako Sakai, em 2015 escrevíamos aqui sobre o seu mundo fascinante. Um mundo repleto de histórias que narram  factos simples da vida das crianças, com textos curtos, mas nem por isso menos poéticos, e onde os desenhos sempre captam o que de mais genuíno e belo existe na infância. 







































A expressividade e a densidade que Sakai consegue incutir nas personagens e a autenticidade com que nos mostra o que as rodeia são características maiores da sua arte. Mia e o Balão incorpora tudo isto.  A menina ganha um balão amarelo e o seu fascínio por ele é notório. Mais do que um simples brinquedo, o balão rapidamente atinge o estatuto de companheiro inseparável. Mia quer partilhar com ele as brincadeiras de rua, as refeições...vestir o pijama, lavar os dentes, ir para a cama já não são coisas para fazer sozinha. Não espantará, pois, o leitor que a pequena fique inconsolável quando o vento lhe leva o seu novo amigo para o cimo de uma árvore. Só mesmo  a promessa da mãe de o tirar no dia seguinte a consegue tranquilizar.



 



































Com um texto curto, são as ilustrações, com fundos minimalistas, que nos revelam as emoções de Mia em cada momento da estreita ligação que estabelece com o balão. A cada vinheta podemos sentir o afecto da pequena e as diversas formas como o manifesta. Através delas, e com a genial simplicidade que a caracteriza, a autora conta-nos uma história passível de ser vivida por qualquer criança.






















A propósito do seu livro Hannah's Night, que podem ver aqui, escrevemos que Sakai revela um profundo conhecimento do mundo interior das crianças, conseguindo através das ilustrações transmitir pensamentos e sentimentos, como se estivessem envoltos numa película transparente.  
O balão? Abram o livro e vejam se a mãe de Mia precisa de ajuda.

Sem comentários: