terça-feira, 3 de março de 2015

O Fascinante Mundo de Komako Sakai

 
O nome pode não ser muito familiar, mas as ilustrações de Komako Sakai deslumbraram-nos a todos quando, em 2011, a editora bruaá trouxe para Portugal o inesquecível O Urso e o Gato Selvagem. Dele falámos aqui.


Já afirmámos várias vezes o quanto ficamos felizes quando vemos o trabalho de autores que admiramos ser editado em  português. Foi o caso desta ilustradora, e também autora, japonesa. 


Conhecíamos dois livros fascinantes de Sakai: Emily's Balloon e The Snow Day, a que pertencem estas ilustrações. Desde então, nunca mais lhe perdemos o rasto. O que vos propomos hoje é que venham daí, à descoberta de Komako Sakai.


Um mundo pincelado de poesia, moldado pela arte desta japonesa que parece apostar em revelar a essência da infância através da liberdade de pequenos gestos, tão comuns aos pequenos protagonistas.


Os seus livros são uma espécie de retratos da infância, aonde os adultos querem retornar e as crianças se revêem e descobrem. Por regra, são histórias que narram factos simples da vida das crianças, assentes em textos minimalistas, mas nem por isso menos poéticos, e onde os desenhos sempre captam o que de mais genuíno e belo existe na infância.  


A expressividade e a densidade que consegue incutir nas personagens e a autenticidade com que nos mostra o que as rodeia são características maiores da sua arte. In The Meadow,  com texto de Yukiko Kato publicado em 2011 pela Enchanted Lion Books, é um bom exemplo disso.


O contacto e a descoberta da natureza por parte de uma criança que não resiste a seguir uma borboleta são o ponto de partida para um livro onde conseguimos sentir cheiros, experimentar sensações e até ouvir os sons. Onde quase tocamos a erva, tão alta quanto a pequena exploradora.


O espanto, o encantamento, as interrogações... tudo é evidenciado com uma mestria ímpar através do rosto e dos gestos desta criança.


Independentemente dos materiais utilizados, os seus livros  revelam, invariavelmente, uma textura intensa, que nos faz querer tocá-los vezes sem conta.  Neste caso, Sakai combina o acrílico com pastel de óleo, oferecendo-nos mais um livro de soberbas beleza e sensibilidade.


A inocência, o silêncio, a calma ou o escuro adquirem vida própria nas pinceladas de Sakai. Esse é um dos seus maiores méritos. 


Komako Sakai vive e trabalha no Japão, mas os seus livros já se encontram traduzidos em várias línguas. O êxito de The Velveteen Rabbit, uma adaptação do clássico escrito pela britânica Margery Williams, editado em inglês em 2012, tornou-a ainda mais conhecida no mundo da literatura para a infância.


 Dele e do mais recente livro de Sakai, Hannah's Night, falaremos a seguir.
  

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