sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

It isn't Rude to be Nude. E se um livro por dia fôr uma vacina contra a pandemia?


 12. It isn't Rude to be Nude | Rosie Haine | Tate

A nossa sugestão de hoje é um livro que ainda não chegou a Portugal, mas que muito gostaríamos de ver por cá! O selo aposto na capa não deixa margem para dúvidas: Contains nakedness - and that's ok.

A capa do livro, sem necessidade de qualquer imagem, vale por si. Quando o abrimos, sabemos de imediato que este é um lugar onde se celebra a nudez, a diferença, a beleza. Um desfile de maravilhosos desenhos de corpos. De todas as formas e tamanhos. De todas as cores e idades.

Com uma inesperada simplicidade, o livro surge como uma espécie de manual de corpos humanos onde parecemos estar todos retratados. Todos iguais, todos diferentes. 

De diversas formas, Haine diz-nos que todos os corpos são bonitos, independentemente do seu aspecto. Que interessa a idade, o peso, a forma? Será sempre o teu corpo.















O envelhecimento é inevitável. Os sinais começam a aparecer. Algumas coisas mudam mais rapidamente do que outras. Mas há as que nunca mudam. Afinal, todos temos rabo e mamilos.  A nudez nunca será feia.















Esta é uma deliciosa abordagem de uma temática tantas vezes ocultada às crianças. Este é o lugar certo para entrar de mãos dadas com elas,  deixem as roupas e as ideias pré-concebidas à porta. Aqui, facilmente, nos encontramos. Elas identificarão amigos, pais, avós... numa celebração do respeito pelas diferença. 
















No seu álbum estreia, Haine deslumbra leitores de todas as idades. Os desenhos com que nos brinda são intensos, simples, belos, verdadeiros. Como é a própria nudez. 

Sem comentários: