quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo. E se um livro por dia fôr uma vacina contra a pandemia?

13. O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo | Charlie Mackesy | Suma de Letras

Antes de chegar a Portugal, já lhe conhecíamos a fama de apaixonar milhares de leitores de todas as idades. Quando, finalmente, o tocamos e abrimos, não conseguimos deixar de pensar que entendemos o porquê. É um daqueles  livros. Único. Singular. Para ler e reler. Muitas vezes. Para retornar vezes sem conta. Traz-nos à memória Winnie the Pooh. De certo modo, também O Principezinho. Mas a única certeza que nos deixa é que viverá em cima da nossa mesa de cabeceira por muito tempo.

Não é um típico álbum ilustrado, mas nasceu de uma ilustração partilhada entre o autor e os seus seguidores nas redes sociais, num momento em que perdera um amigo. Não é uma típica narrativa de acontecimentos, mas fala de amor, de amizade, de esperança, de bondade, de coragem.


Nas palavras do seu autor, o britânico Charlie Mackesy, é  uma pequena novela gráfica, feita de ilustrações e diálogos, com uma paisagem em fundo". Para nós, leitores, é o retrato de um mundo onde todos queremos viver. É nele que se encontram um menino curioso que quer chegar a casa, uma toupeira gulosa, uma raposa silenciosa e um cavalo sábio. Quatro amigos improváveis? Não, aqui é um lugar onde o improvável não existe. Os laços fortalecem-se e os quatro encetam uma inesquecível viagem, deambulando pelos caminhos da vida. E contemplando a natureza selvagem, que é assim um pouco como a vida - assustadora, por vezes, mas bela. São todos diferentes, mas  cada um pode bem ser uma parte de nós.


As aventuras destes amigos acontecem na Primavera, quando, num momento, a neve cai e, a seguir, o sol brilha, o que se parece um pouco com a vida : é capaz de dar uma reviravolta num abrir e fechar de olhos.
Os diálogos são curtos, mas deleitam leitores de todas as idades.  Giram em torno do sentido da vida. Das grandes questões que, tantas vezes, nos assolam. São sobre cada um de nós. As nossas qualidades, as nossas imperfeições. Refletem os medos, as inseguranças, as interrogações de cada um dos quatro amigos. Espelham as respostas que o amor crescente entre todos lhes vai dando.





- "O que queres ser quando cresceres?"
- " Bondoso", disse o menino.
- "Para ti, o que é o sucesso?" perguntou o menino.
- "Amar", disse a toupeira.
-"Qual foi a coisa mais corajosa que alguma vez disseste?", perguntou o menino.
- "Socorro", disse o cavalo.







































As imagens, com traço de menino, são  desconcertantemente belas. Para quem, como nós, é amante incondicional de Winnie the Pooh, é impossível não nos lembrarmos das ilustrações de E.H.Shepard.  Mackesy refere que os diálogos são inspirados em conversas que foi mantendo com alguns dos seus amigos. Talvez essa seja a razão para nos tocarem tão profundamente. Muito se poderia dizer deste livro poético, sensível e delicado. Mas, na verdade, ele não é  descrítivel. É necessário tê-lo nas mãos. Para o ler. Para o contemplar.







































A nossa sugestão é que conheçam de perto esse menino curioso que precisa ser amado, a toupeira gulosa mas bem corajosa, a raposa cautelosa porque a vida a magoou e  o sábio cavalo. Tão sábio  que sabe voar. Mas não voa porque os outros cavalos ficam com inveja. 
Abram as asas e comecem a voar. Passeiem-se com as crianças por aqui. Ou sozinhos. Façam amigos e sonhem. Este é um lugar de todos os sonhos.


Sem comentários: