terça-feira, 29 de maio de 2018

Atlas das Viagens e dos Exploradores. As Viagens dos Monges, Naturalistas e Outros Viajantes de Todos os Tempos e Lugares

É mais uma sugestão Hipopómatos para quem anda pela Feira do Livro de Lisboa.



A capa, fortemente apelativa, já seria suficiente para não nos deixar passar por ele sem o abrir. O longo título, (adoramos títulos longoooos!) ao invés de saciar, engorda a nossa curiosidade. Sério? Monges, naturalistas e outros viajantes… Jamais conseguiríamos deixar de conhecer de perto tais exploradores. Uma vez aberto, caros leitores, esqueçam lá essas coisas de internet, goole maps e quejandos. Ninguém vai querer sair daqui sem fazer as viagens todas, guiando-se pelos vários mapas que encontra, e sem percorrer as rotas, uma a uma…da primeira à última página.


Pytheas, Giovanni da Pian del Carpini, Ibn Battuta, Jeanne Baret... Provavelmente, nunca terão ouvido falar de muitos deles. Ou, pelo menos, não tanto como de Darwin, Cristovão Colombo ou Bartolomeu Dias. Mas sim, todos têm em comum o facto de terem sido, há séculos, grandes viajantes e exploradores. As histórias destas vidas e viagens são absolutamente fascinantes. E aprendemos tanto!


As viagens são traçadas a preto e branco e entre cada uma delas há um separador de cor, digno de figurar em qualquer museu. Com ilustrações de Bernardo P. Carvalho e texto de Isabel Minhós Martins, esta é uma viagem imperdível. 



Vão, explorem o mundo de hoje à boleia de quem o desbravou. Para miúdos, para graúdos, para ler em família. Será sempre uma viagem única. É mais um livro apaixonante, com marca Planeta Tangerina.

Sem comentários: