quinta-feira, 3 de maio de 2018

Estás tão Crescida


É uma frase batida. Não há adulto que não ceda à tentação de a proferir, uma ou outra vez, junto das crianças. Para nós, a tentação é outra: os livros de António Jorge Gonçalves. São muitos os dias em que nos apetece "entrar por eles dentro" e acompanhar de perto os caminhos e as aventuras vivenciadas pelas suas incríveis personagens.



Barriga da Baleia, de que falámos aqui, marcou a sua estreia como autor de texto e ilustração. Seguiu-se Eu Quero a Minha Cabeça, um livro que ainda hoje nos faz perder a nossa... E como não há duas sem três, aí está Estás tão Crescida. Todos com a chancela  Pato Lógico. 




À semelhança dos anteriores livros, a protagonista volta a ser uma menina. Não lhe sabemos o nome, como acontece com Sari e Céu, mas esse é apenas um detalhe, já que todos a conhecem como a menina mais crescida do mundo. 


Do alto da sua ingenuidade, a menina parece ter levado a frase à letra. Afinal, adulto não mente. E fez o que lhe competia. Foi crescendo, crescendo... acabando por se transformar na menina mais alta do mundo. Mas este não aparentava estar preparado para ela. Foi mesmo necessário construir uma casa à sua medida, já que  a menina não cabia em lado nenhum...


Um dia descobriram que o seu tamanho podia ser útil. Pediram-lhe a lua e ela trouxe-a para baixo. Pediram-lhe o sol... 


Depois de nos termos enfiado na barriga da baleia com a Sari, de termos percorrido a montanha com a Céu, não nos surpreende que a menina mais alta do mundo tenha partido para a floresta. Talvez em busca do seu lugar no mundo. Talvez em busca de si mesma. 


É lá que conhece a menina mais pequena do mundo e encontra algumas respostas. Não percam a viagem! 


Sem comentários: