sexta-feira, 25 de maio de 2018

Os Livros vão estar na rua. É a 88ª Feira do Livro de Lisboa

Começa hoje. Os livros vão estar na rua em mais uma edição da Feira do Livro de Lisboa.   Sugestões? Deixamos a primeira.

Uma Rosa na Tromba de Um Elefante



O humor percorre cada página do livro.
Uma abóbora-menina que demora tanto tempo numa viagem Porto-Lisboa que chega já senhora, uma bicicleta que atropela uma borboleta e nunca mais é a mesma, dedos que se escondem em dedais com medo de ser picados, arco-íris que são borboletas gigantes, nuvens de serpentinas, um cavalo com rabo cor de burro quando foge, um cágado que detesta sábados e adora domingos... Há toda uma parafernália de situações que desconcerta e diverte pequenos e grandes leitores.


O texto de António José Forte, poeta amante do surrealismo, conheceu a sua primeira edição em 1971 e voltaria a ser publicado em 2001, desta feita com ilustrações da sua mulher, a artista plástica, Aldina Costa. 
O livro onde o poeta acha que as bicicletas são os automóveis dos poetas, conhece, agora, nova edição pela mão da Orfeu Negro. As ilustrações são de autoria de Mariana Malhão, que faz a sua estreia na ilustração infantil. Uma paleta alegre e viva, as páginas com fundo de diversas cores e totalmente preenchidas, um "não sei quê de criança" parecem  acompanhar passo a passo a "pedalada surreal" e a cadência rimada do texto.



António José Forte foi também encarregado das Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo percorrido Portugal numa carrinha Citroën para levar a leitura a vários recantos do país. Esperamos que o mesmo possa acontecer com o seu livro. E, já agora, se não encontrarem a rosa na tromba do elefante, não se assustem. Pode acontecer que o elefante seja branco e a rosa também.

Sem comentários: