quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

When You Look Up. Leituras de fora

























When You Look Up, da autoria do argentino Decur (Guillermo Decurgez) e editado pela Enchanted Lion Books, foi um dos livros que mais nos encantou em 2020. A mudança de casa e dos hábitos de vida que temos em determinado lugar pode ser um acontecimento  complicado na infância. Para trás, ficam os amigos, os conhecimentos e as rotinas adquiridas. Para Lorenzo, o protagonista desta história, a vida parecia mais cinzenta agora que os amigos só estavam dentro do seu telemóvel.



Mas, no seu caso, a chegada à nova casa acabou por revelar-se uma grande surpresa, deixando-o sem tempo para pensar no que já era passado. Tudo, graças a uma velha escrivaninha que ali encontrou com dezenas de gavetas e gavetinhas e alguns segredos pelo meio. Foi numa dessas gavetas que Lorenzo descobriu um diário. Alguém o escrevera e o guardara ali! O rapaz desconhecia quem o teria feito, mas a sua leitura começou a transportá-lo para um mundo mágico e maravilhoso.

A ele e ao leitor, que passa a ter direito a duas histórias. A que lhe chega através das imagens do diário e a que vê através da imaginação do rapaz misturada com cenas do quotidiano. 


Com ilustrações deslumbrantes, esta é uma história capaz de encantar leitores de todas as idades. Ou não fosse ela uma história envolta em segredo e algum mistério. 



O autor, cartonista e ilustrador autodidacta, reserva ainda um delicioso final, quando permite a Lorenzo que conheça o autor do  fantástico diário. Um encontro que nós, leitores, não perderíamos por nada. 

Sem comentários: