quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Gosto, Logo Existo. Redes Sociais, Jornalismo e Um Estranho Vírus chamado Fake News.
























Internet, notícias, jornalismo, informação e desinformação, telemóveis, teorias, emojis, likes, gigantes invisíveis... é sobre isto e muito mais, o último livro do Planeta Tangerina. Gosto, logo existo, 
com o subtítulo redes sociais, jornalismo e um estranho vírus chamado fake news, foi escrito pela jornalista Isabel Meira e ilustrado por Bernardo P. Carvalho. É um livro feito a pensar nos jovens, mas que deve ser lido por todos.

























Este é um tempo em que um grande número de famílias se viu forçado a alterar hábitos e a contradizer-se no seu próprio discurso no que toca à relação das crianças e jovens com a internet e os meios digitais. Hoje, o contacto dos nossos filhos com os ecrãs e as novas tecnologias é muito maior, nomeadamente para acesso à escola. Esta é uma realidade para muitos impensável antes da pandemia. Não só por isto, mas também, este é um livro precioso para ser lido por todos aí em casa. E a sua chegada não podia ser mais oportuna.



















Um livro informativo, com uma linguagem directa e acessível para todos, onde se considera ser importante fazer perguntas, sabendo que as respostas não se encontram todas no google. Tendo como primeiros destinatários aqueles que nunca conheceram um mundo sem internet e a quem parece impossível que o mundo já tenha funcionado de outra forma , a quantidade e a qualidade da informação que contém, os números, as "dicas" e a própria linguagem tornam este livro num precioso auxiliar para os seus destinatários e para toda a família. 





















"Habituámo-nos a receber a informação e a desinformação que nos chega através de algoritmos secretos, a ter rotinas em mundos virtuais, a comunicar com abreviaturas e emojis. Vivemos numa enorme bolha de likes e partilhas. 
Mas será que conhecemos bem as regras do jogo?
Qual o impacto de tudo isto na nossa relação com o mundo e nas decisões que tomamos?"

























Sem qualquer abordagem moralista, das que tanto enfadam os jovens, este é um livro bem inteligente, capaz de os pôr a pensar sobre o que efectivamente sabem ou não. Inteligentes são, também, as ilustrações com que Bernardo P. Carvalho acompanha o texto. Capazes de criar uma forte proximidade com os leitores, estes facilmente se identificam com elas. A qualidade dos livros informativos do Planeta Tangerina já não surpreende os leitores. Mas, no ano em que a editora comemora 20 anos de existência, não podemos deixar de reconhecer este gigantesco contributo, agradecendo o tanto que nos têm dado. Por isso, dizemos: Parabéns! E que venham os próximos 20.

Sem comentários: