quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

O Bolo de Maçã. Um Hino à Gratidão


 





















Obrigada parece ser a palavra preferida da pequena protagonista desta história, com texto de Dawn Casey e ilustrações de Genevieve Godbout, recentemente editada pela Fábula. Num álbum em que as ilustrações se espraiam harmoniosamente a cada dupla página, o curto texto que nelas vislumbramos é, invariavelmente, um agradecimento à natureza por tudo o que ela nos dá. 














Na companhia de um cachorro, a pequena percorre alegremente os trilhos campestres, agradecendo às árvores, aos arbustos, às abelhas, às vacas, às galinhas... enquanto o cesto que leva consigo se vai enchendo de amoras, avelãs, maçãs, mel, leite, ovos... 
















Os agradecimentos são extensivos à chuva e ao sol, aliados da mãe da natureza, aos amigos e à família. Quando chega a casa, o cesto transborda já de ingredientes. Tudo, mais do que suficientes para confeccionar... um delicioso bolo de maçã.















A simplicidade do texto e as apelativas ilustrações, bem ao jeito de Godbout, fazem deste hino à gratidão uma história poética e inspiradora. Agora que estamos todos em casa, este é um lugar de eleição para levar as crianças a passear. No regresso, metam as mãos na massa com os miúdos  e experimentem a deliciosa receita de bolo de maçã que se encontra no final do livro. Nós já experimentámos e, nham nham, é mesmo...delicioso!


Sem comentários: