quarta-feira, 25 de novembro de 2020

O Que Vamos Construir. E se um livro por dia fôr uma vacina contra a pandemia?

6. O Que Vamos Construir, Planos Para Um Futuro Comum | Oliver Jeffers | Orfeu Negro

O Natal sem a chegada de um novo livro de Oliver Jeffers nunca seria igual. Há cerca de dois anos, falávamos aqui do fantástico  Aqui Estamos Nós, Apontamentos para Viver no Planeta Terra, um livro que o autor dedicava ao filho que acabara de nascer. Em jeito de continuidade, o livro que agora chega é dedicado à filha e constrói-se em torno da relação de ambos. Mas, com Jeffers, as coisas nunca são apenas o que parecem e, logo à chegada, somos confrontados com este pequeno texto: Só somos livres para sonhar e fazer planos (para o futuro) quando não temos de lutar para sobreviver (no presente). Para todos os pais e todas as filhas, nesta esfera, cujas hipóteses são menos promissoras do que as nossas, o nosso objetivo é nivelar o terreno. Com amor, Oliver e Mari 

(Em memória do Óscar e da Valeria, que tentaram sem nunca ter conseguido).

O que vão, então, construir pai e filha? Em primeiro lugar, uma história repleta de amor e de afectos, com que brindam os leitores. E que acaba por se revelar um espécie de passaporte para tantas viagens que pais e filhos sonham fazer. 













Com um texto rimado, a cada dupla página os nossos protagonistas surpreendem-nos com a diversidade de coisas fantásticas que constroem. Ou sonham construir. Uma porta, uma casa, um túnel para qualquer lugar ou  essa fabulosa estrada para a lua! 














Um sítio  onde chegar sem hora marcada, um abrigo onde guardar o que trazem de viagens passadas e o amor já reservado. Pelo meio, também há perigos e inimigos. Fazem parte da vida.  Nada que uma chávena de chá e uma boa dose de desculpas não consigam superar. Mas o que eles mais constroem são os laços e as cumplicidades que, certamente, os vão unir toda a vida.



Jeffers mantém-se fiel ao registo do anterior livro, sendo as semelhanças evidentes. Os elementos intertextuais passeiam-se no livro, exibindo, por vezes, alguma ordem caótica. Mas o que mais nos encanta neste livro é a viagem que convida os leitores de todas as idades a fazer.  Apanhem boleia na estrada para a lua, ou no túnel que vos leva a qualquer lado, ou descansem num sítio confortável... Inspirem-se com um pai e uma filha capazes de construir um super relógio para evitar o tempo morto e assim irem construindo o futuro um do outro.
Façam os vossos planos para um futuro comum. Sonhem juntos. Porque não há vírus que ataque o sonho.

Sem comentários: