quinta-feira, 26 de novembro de 2020

O Gnu e o Texugo. E se um livro por dia fôr uma vacina contra a pandemia?


 7. O Gnu e o Texugo, Cuidado com o Vento | Ana Pessoa e Madalena Matoso | Planeta Tangerina

Que história é esta? Um gnu e um texugo? Empurrados pelo vento? O quê? Este livro também? Andou às voltas e ficou todo baralhado? Mas que história tão fantástica!
Somos fãs da coleção mini-micro  do Planeta Tangerina. E andamos tão encantados com esta história que não há ventania que nos faça perder de vista o gnu e o texugo. De pequeno formato, com um título divertido e intrigante e uma capa deliciosamente apelativa, gostamos dele mesmo antes de o abrir. Mas quando o fazemos, ficamos por lá um tempo sem fim. O texto de Pessoa é uma deliciosa  brincadeira e as ilustrações de Matoso são desconcertantemente bonitas. Pequenos quadros que podemos ver com as crianças como se deambulássemos por uma exposição.
Um hino à criatividade, esta história acaba no meio do livro. A culpa é do vento. Mas depois recomeça. Toda baralhada.  A culpa também é do vento. Mas que grande trapalhada! Agora, o texto está trocado, as ilustrações também, as páginas... O pinheirinho todo torto bem avisou, mas ninguém lhe deu ouvidos.




























O início da história não podia ser melhor.  Adivinha lá quem andava ali a passear
Mas entre miúdos e graúdos, alguém se atreve a não adivinhar que era  um gnu muito elegante com o seu chapéu azul? O mesmo gnu que não ouviu o aviso e, como era um grande cabeça de vento, foi levado pelos ares. E andou às voltas, todo baralhado, até bater com a cabeça no chão. Mas aí,  já estava do outro lado do vento. E é agora que vocês têm de voltar a adivinhar quem estava deste lado. Sim, sim, agora é fácil. É um texugo muito simpático .
































Tão simpático que até estava à espera do gnu. E, ainda que este quisesse voltar para terra dele, acabaram a almoçar uma apetitosa tagliatelle com espargos que o texugo estava a fazer. É o que acontece quando, às vezes, somos levados pelo vento e aterramos em lugares desconhecidos.


É a partir daqui que o livro também vai pelos ares e que vos convidamos a agarrar nos miúdos e a espreitarem o que acontece. Bem precisamos de ser levados para qualquer lado onde possamos encontrar gente simpática que nos receba com um delicioso almoço. E, não se iludam, esta não é uma história só para os mais pequenos. Como diz o Planeta, estes livros são para os primeiros leitores. Os bebés. Os que já não são bebés, mas há dias em que parecem. Os pequenos quase grandes. Os grandes ainda um bocado pequenos. Os mini com visão macro. Os macro que veem coisas micro. Os maiores, portanto! 
Ou seja, para vocês! Acrescentamos nós.




























Um dos nossos livros preferidos neste estranho 2020! Adoramos estas rajadas que, de vez em quando, sopram por aí! 

Sem comentários: