terça-feira, 17 de novembro de 2020

Grandes Amigos. E se ler um livro por dia fôr uma vacina contra a pandemia?

 
2. Grandes Amigos, de Linda Sarah e Benji Davies | Orfeu Negro

A nossa sugestão de hoje recai sobre a história do Zé e do Nico,  dois pequenos rapazes que partilham a amizade e as caixas de cartão. Sim, porque às crianças basta uma simples caixa para conseguirem ser o que quiserem. Reis, soldados, astronautas, piratas... Todos os dias, os dois sobem ao Monte do Cimo e dão asas à imaginação. Os dias são grandes, as brincadeiras muitas e eles conseguem ser um pouco de tudo o que lhes apetece. Correm, saltam, voam, conversam, riem e até ficam em silêncio. Gostam tanto que até se sentem grandes, como Reis Grandes. Mas o que são sempre é grandes amigos. O Zé adora estas brincadeiras a dois.

Um dia, um pequeno rapazinho que há algum tempo os observava, decidiu arranjar coragem para aparecer com a sua caixa de cartão e perguntar se podia juntar-se à brincadeira. O Gui era pequeno mas destemido. E o Nico nem hesitou. Claro que sim, era mais um para brincar. Podiam continuar a ser caçadores de dragões, acrobatas de arranha-céus... e amigos.
Mas o Zé não achou grande piada. As brincadeiras a dois eram fantásticas. Agora havia um intruso. Sentia-se tão estranho que deixou mesmo de ir ao Monte do Cimo. Apesar das muitas saudades que tinha do Nico e das fabulosas brincadeiras, o Zé optava por ficar em casa, metido com os seus desenhos. De vez em quando o Nico e o Gui batiam-lhe à porta... mas sem resultados. O Zé até já tinha destruído a sua caixa de cartão. Mas os amigos não desistem e um dia bateram-lhe à porta, sem intenção de zarpar dali. Tinham feito uma coisa para ele! 

O Zé não queria acreditar no que os olhos viam... Não, não era possível resistir à Criatura Monstruosa de Cartão! Ninguém resistiria. Nem nós, leitores! E podemos garantir que, depois desta íncrível obra de Benji Davies, ninguém mais se atreverá a deitar fora uma só caixa, uma só caixinha! 
Todos conhecemos as fragilidades e inseguranças da amizade nesta idade. De uma forma ou de outra, todos experienciámos alguns destes sobressaltos num tempo em que fomos meninos. Os pais têm, muitas vezes, que lidar com as tristezas e os medos relativos ao  amigo "que já não é meu amigo"ou que alterou o lugar do seu filho no ranking das preferências... Mas essas são coisas que fazem parte do processo de crescimento. A amizade e a partilha são aprendizagens sempre em construção. 

Sarah e Davies fazem uma deliciosa abordagem desta temática. Benji Davies, de quem já falámos aqui muitas vezes, tornou-se um autor querido dos leitores portugueses. A Baleia, Nina, O Olharapo, A Ilha do Avô são alguns exemplos de livros publicados pela Orfeu Negro que já lhe granjearam leitores incondicionais. E nesta parceria continua a encantar-nos.
Quanto aos petizes, sempre adiantamos que  os amigos já são três e continuam a passar os dias no Monte do Cimo. Só que agora com essa fabulosa invenção que é a Criatura Monstruosa de Cartão ou como eles lhe chamam, O Grande Escala-Forte.


Queridos leitores, guardem as caixas todas aí por casa, abram o livro e façam coisas com as crianças! 
Depois, é só voar. O tédio não entra nesta brincadeira. 
Bem vos dizemos que um livro por dia pode bem ser uma vacina contra a pandemia.




Sem comentários: