quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Gigantescas pequenas coisas II



Dois em um. Depois do êxito de A Baleia, de que falámos aqui,  a Orfeu Negro decidiu presentear os mais pequenos com uma edição portátil do livro de Benji Davies. Fácil de transportar, a caixa comporta o livro em formato pequeno e um puzzle de cubos que lhes permite recriar seis das ilustrações. Poder dar vida, através dos cubos, ao Noé, à sua amiga baleia, aos gatos... proporciona às crianças uma forma de se familiarizarem ainda mais com as personagens. Como diz um dos nossos meninos hipopómatos: Agora, eles podem sair do livro. E eu posso convidá-los para irem comigo a muitos lugares. 


Ainda da Orfeu Negro, chegam A Viagem e A Sombra, dois livros com texto de Veronica Salinas e ilustrações com assinatura de Camilla Engman. Ambos têm o mesmo protagonista, um  pequeno e ingénuo pato, e revelam temas commumente designados como difíceis para a infância. 


A Sombra aborda uma velha e recorrente temática na literatura infantil: o escuro e os medos que lhe estão associados. Enquanto se delicia com um magnífico banho no lago, vê o sol a cintilar e usufrui do silêncio, o pequeno pato não dá conta do entardecer. O regresso a casa faz-se pelo meio da floresta e o escuro já se instalou. Tudo é assustador. Entre formas e ruídos, entre o que vê e o que  imagina, o medo e o desespero tomam conta do pato. Felizmente, não são os únicos. Em jeito de fábula, o tema é tratado com uma boa dose de humor para o que muito contribuem as divertidas ilustrações de Engman. 


Em A Viagem,  é a mudança e a necessidade de adaptação a novos lugares e gentes que estão em causa. De mochila às costas, o pequeno pato parece perdido num lugar novo e estranho, onde, aparentemente, ninguém sabe quem ele é nem fala a mesma língua. 


"Quem sou eu?" é a pergunta que faz a quem encontra. Nada que novos amigos e o reencontro consigo mesmo não ajudem a ultrapassar. E as crianças são, tantas vezes, a prova disso.


Com chancela do Planeta Tangerina,  Eu Sou Eu Sei  é um pequeno grande livro com texto de Ana Pessoa e ilustrações de Madalena Matoso. 

Eu Li, Eu Ri, Eu Snif, Eu Nhec. É a linguagem do crescimento, que a um tempo todos experienciamos. Uma aprendizagem permanente, feita de conquistas de todos os dias, de pequenas e grandes coisas. 


Eu Sou, Eu Sei, Eu Dou, Eu Rei. Passo a passo, vamos tocando o mundo, conhecendo-o e descobrindo-nos. Essa é a maravilhosa aventura de ser e crescer. Aqui, expressa como um poema ilustrado. As palavras de Pessoa e os desenhos de Matoso crescem juntos nesta espécie de ABC de quem chega ao mundo. Nhec, nhec, gostamos muito!

Sem comentários: