quinta-feira, 26 de abril de 2018

Ficção Visual. Roger Mello expõe em Sintra

Roger Mello, autor e ilustrador brasileiro vencedor do Prémio Hans Christian Andersen, em 2014, expõe, pela primeira vez em Portugal, um conjunto de 23 originais, representativo de parte da sua obra, incluindo Meninos do Mangue e João por um Fio.


A exposição estará aberta ao público até dia 5 de Maio, na Casa dos Hipopómatos |Biblioteca Municipal de Sintra, de terça a domingo, das 11h às 17h. E também a visitas de escolas, mediante marcação.


Acerca da sua obra, o júri do Prémio Andersen afirmou que permite "explorar a história e a cultura do Brasil sem subestimar a habilidade da criança de reconhecer e decodificar fenómenos e imagens culturais". E sempre permitindo que elas, as crianças, sejam "guiadas pela imaginação".



Com uma forte ligação à cultura popular e à história do Brasil, a obra de Roger Mello é igualmente prolífera em elementos intertextuais de outras culturas, como a indígena e a africana. Na já vasta obra que possui, com mais de cem livros publicados, esta intertextualidade assume papel predominante, contribuindo fortemente para catapultar o trabalho do autor para uma riqueza imagética que deslumbra públicos de todas as idades. Uma relação entre culturas e povos. Entre palavras e imagens, formas, cores e texturas diversas e maravilhosas. Com uma estonteante diversidade de técnicas e de materiais, a  arte do premiado autor transporta-nos para um universo singular e belo. De difícil catalogação, aparentando uma incessante busca por caminhos novos, a sua  grandeza maior parece ser mesmo essa.  A de ser, a um tempo, irrepetível e única.
Única é também esta oportunidade de, pela primeira vez, poder contemplar e apreciar  um conjunto significativo de originais do ilustrador, poder ver e manusear alguns dos seus livros. Estranhamente, ao contrário de outros autores vencedores deste prémio maior, Roger Mello não tem qualquer livro editado no nosso país. E como gostaríamos de o ver por cá!

Sem comentários: