quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

6. A Horta do Simão


A Horta do Simão, da argentina Rocío Alejandro, publicada pela editora Kalandraka, foi a obra vencedora do X Prémio Internacional Compostela para Ábuns Ilustrados. 



Este é o Simão. Todos os anos, quando chega a primavera, lança mãos à terra  e semeia as suas cenouras. Claro que antes há muito para fazer. Colocar a cerca de protecção, preparar a terra, lançar as sementes, regar... Pouco a pouco, as cenouras vão crescendo até estarem em condições de serem colhidas.


A colheita deste ano é grande. E os vizinhos do Simão vão aparecendo para ajudar. O rato, a galinha, a cabra... engrossam um grupo solidário.


Claro que as cenouras do Simão não são o vegetal preferido de todos e as sugestões não tardam a chegar. Alfaces, tomates, beringelas, morangos e um grupo de esforçados agricultores acaba por dar à horta uma outra dimensão.


As ilustrações, com recurso à técnica da estampagem com carimbos e uma paleta de cores em tons ocres e laranjas, revelam um magnífico e minucioso trabalho. 



Rocío Alejandro inspirou-se na horta comunitária do seu bairro para fazer o seu primeiro livro como autora e ilustradora. E nós, leitores, ficamos a ganhar. Esta é uma história ecológica, que se traduz numa magnífica homenagem ao trabalho em equipe, às boas regras de convivência, ao contacto com a natureza. Vivam as hortas comunitárias! 
Uma história que merece a atenção de professores e educadores para poder ser semeada pelas nossas crianças.

Sem comentários: