domingo, 3 de dezembro de 2017

3. Esconder-se num canto do mundo



Pelo segundo ano consecutivo, a editora Kalandraka brinda-nos com um livro de Jimmy Liao na altura do Natal. Há cerca de um ano, chegou a maravilhosa Noite Estrelada, de que falámos aqui. Desta feita, o eleito é Esconder-se Num Canto Do Mundo. Jimmy Liao é uma paixão antiga. Sobre ele e a sua obra já aqui escrevemos várias vezes. E não hesitamos em afirmar que, nos pedacinhos da vida  em que nos apetece esconder, o faríamos de bom grado num canto de qualquer um dos livros do autor.


Está bem! Está bem!
Não estou a dizer que não gosto desta família!
E também não estou a dizer que vos odeio, malta!
É que às vezes gostava que me deixassem em paz...

O monólogo deste pequeno rapaz, convicto de que, diga o que disser, não vão acreditar nele,  é o ponto de partida para mais uma singular história, onde identificamos problemas comuns ao crescimento, à descoberta de si mesmo e do mundo. A incompreensão, a solidão, a busca de um porto seguro... 


Não vos vou abandonar, mas também tenho coisas para fazer! Não sou nenhuma ave rara, e há muita gente assim.
E é isto: gostávamos todos de nos esconder num canto do mundo!



O canto existe. Povoado pelo silêncio. 
É como numa biblioteca. Não podes importunar ninguém sempre que te apetecer. E também não deves ficar curioso com o que os outros fazem ou como livro que estão a ler. Relaxa, sê tu próprio e sê feliz. 


No canto do mundo, deve esquecer-se o tempo. É um lugar onde há sempre uma segunda oportunidade para os erros. Onde cada árvore abriga temporariamente uma criança que não está em sintonia com o mundo. No canto do mundo, porto de abrigo para corações feridos, todas as crianças têm o poder de transformar as derrotas em vitórias. 



As soberbas ilustrações de Liao, essas, deslumbram  leitores de todas as idades. O seu universo onírico, pintado a aguarela, revela sentimentos e estados de alma de forma ímpar. A solidão, a melancolia, a esperança, a beleza, a tristeza... percorrem toda a sua obra. 


Um dos nossos livros de 2017. Escondam-se. Aqui!

Sem comentários: