quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

13. Um Cavalinho entre Papoilas e Estrelas




Um Cavalinho entre Papoilas e Estrelas é o quarto de uma série de livros com texto de Manuela Castro Neves e ilustrações de Madalena Matoso, editada pela Caminho. O Elefante Diferente Que Espantava Toda a Gente, Uma Cadela Amarela e Vários Amigos Dela, O Pato Amarelo e o Gato Riscado são os anteriores.


Era uma vez... assim nos apetece sempre iniciar as histórias destes livros, que tanto sucesso fazem junto dos mais pequenos. 
Era uma vez um cavalinho que vivia no prado, rodeado de amigos: a ovelha lanuda, a vaca pançuda,  a cabrinha saltuda, o coelho orelhudo, o gato patudo , o pato penudo. 
Todos os dias, depois das habituais  brincadeiras,  o cavalinho dava o seu passeio até ao prado seguinte, parava na vedação de madeira que o delimitava e regressava. Mas, um dia, o sonho falou mais alto e o cavalinho saltou a vedação, cavalgando o ar.

Passou ao lado de balões 
e de aviões, 
de águias e de faisões,
de papagaios de papel,
duma fadinha com olhos cor de mel, 
dum pássaro cinzento,
dum chapéu de palha levado pelo vento, 
de muitas bolinhas de sabão, duma pena da cauda de um pavão, 
dum enorme bando de pardais.


De tanto cavalgar, adormeceu, profundamente, numa nuvem. Quando despertou, foi dali que observou o céu e os seus mistérios. Lua, arco-íris, Ursa menor, Ursa Maior... Tantas e tantas maravilhas! Mas acabou por ficar preso naquela nuvem e entre tudo o que viu e sonhou, o tempo passou... 


Escrito em prosa e em rima, o texto de Manuela Castro Neves é de uma incomensurável riqueza. As ilustrações de Madalena Matoso acompanham a viagem de forma exemplar. A leitura em voz alta permite ver olhos esbugalhados e bocas abertas de espanto. Ninguém parece querer deixar de cavalgar esta aventura, vivida entre o céu e a terra.. Muitas vezes.
Voltará o cavalinho a saltar a vedação, rumo ao céu, ou ficará pelo prado livremente, na companhia dos amigos? Uma viagem a não perder neste  Natal. 

Sem comentários: