quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Esta História Não é Sobre Uma Gatinha

 












Esta História Não É Sobre Uma Gatinha | Randall de Sève e Carson Ellis | Fábula


O título deixa o leitor, no mínimo, curioso. Se a história não é sobre uma gatinha, o que faz esta bichana de olhos doces e ar de Calimero a olhar-nos fixamente na capa? Ainda que informados sobre o seu não protagonismo e, antes mesmo de abrir o livro, aos olhos do leitor ela já assumiu o papel principal.













Ao abrir o livro, o leitor dá por si numa zona residencial onde as casas quase se colam umas às outras e as rotinas dos moradores se adivinham. Os detalhes estão todos por ali. Carros e bicicletas estacionados às portas, caixotes do lixo...




À medida que percorre as ruas, ou melhor, as páginas, vai ficando a saber sobre o que não reza a história. Já sabemos que não é sobre a gatinha. Também não é sobre o cão que parou quando ouviu a gatinha miar, nem sobre as pessoas que passeavam o cão, nem sobre todas as outras que se solidarizaram para salvar a gatinha faminta e suja, assustada e sozinha, que miava tristemente, precisando de um lar.






















Com uma estrutura acumulativa, vivendo da repetição e acrescentando sempre novos elementos  a cada virar de página, a história vai prendendo o leitor e aguçando-lhe a curiosidade. Não só por saber o destino da faminta e assustada gata mas, acima de tudo, sobre o que será, afinal, esta história. Sério, não é mesmo sobre esta gatinha?














O leitor acompanha todas as diligências que se sucedem para a operação de resgate. Desde o inicio que percebe que o pequeno animal se encontra debaixo de um carro, ainda que o texto não lho diga expressamente. Torce para que todas e cada uma das pessoas que vão chegando sejam bem sucedidas. E exulta quando a pequena gata é retirada dali, alimentada e até... baptizada. 













A história pode não ser sobre a gatinha, mas é, seguramente, sobre o poder que ela tem de transformar uma comunidade de pessoas praticamente desconhecidas num grupo de bons e unidos vizinhos. Porque é do espírito de entreajuda, de solidariedade e de generosidade que fala esta história. A diversidade que atravessa o grupo é revelada ao leitor pelas magníficas ilustrações de Carson. E deixa-nos a pensar que, nos dias que correm, precisamos de mais gatinhas como esta para abrir as portas dos bairros e conhecermos aqueles com quem partilhamos lugares e rotinas de vida.













De uma dupla de autoras bem conhecidas e premiadas, este é um livro capaz de reunir e cativar leitores de todas as idades. Somos fãs do trabalho de Carson (quem não se lembra do seu Ké Iz Tuk) e congratulamo-nos-nos por a ver chegar até nós através de diversas editoras. Mas como na vida, nem tudo nesta história é simples. O que irá acontecer, agora, a esta gatinha? São muitos e de vária ordem os obstáculos elencados por cada um dos seus novos amigos. Conseguirá ela uma família que a adopte? Cabe ao leitor visitar este bairro de gente boa e descobrir o desfecho desta deliciosa história. Miau!


Sem comentários: