sexta-feira, 29 de abril de 2022

O Bilhete




 





















O Bilhete | Pilar Serrano Burgos e Daniel Montero Galán | Kalandraka


Chega em formato de acordeão. Grande, a pedir que o abram. Quando o  fazemos, percebemos que há todo um bairro para conhecer. Os lugares, as pessoas que ali moram, as rotinas diárias. Tudo, enquanto um bilhete cujo teor o leitor ignora, vai passando de mão em mão. Seguimos-lhe atentamente o percurso. É ele que nos proporciona esta espécie de visita guiada.


Tudo começa em casa da pequena Eva, a menina foguete que gosta de chegar pontualmente à escola. É aqui que lê o bilhete, quando ele lhe cai da mochila. Num ápice, o mesmo já está a ser lido pelo José, que com ele faz um avião que aterra na ponta do nariz do estafeta Agostinho. Depois, é a vez da farmacêutica Ana, do bebé da Luísa, do pediatra Manuel... 
Calma, leitores, a nossa vez chegará! Aproveitem para conhecer bem um lugar onde, seguramente, não se importariam de morar. Nós gostámos da escola, demos uma espreitadela ao centro de saúde, conhecemos a Vera e o pai no parque infantil, ficámos à conversa com a Marisa no banco do jardim, tomámos um café com o Luís e... demos umas sonoras gargalhadas ao ver a forma como o bilhete foi chegando até eles. 



As cinéfilas  ilustrações de Montero Galán emprestam ao leitor a vontade de conhecer cada recanto, de percorrer as ruas uma e outra vez, de se inteirar das histórias de vida de quem ali vive. Os autores sabem disso e, no verso, brindam-nos com o elenco, revelando-nos algumas características pessoais, segredos e sonhos dos personagens. Ali, até o Ioiô e o Bobby marcam presença.




Tendo  merecido uma menção especial no XIV Prémio Compostela, este é um livro cheio de humor, que atravessa várias temáticas como a vida em comunidade, o relacionamento com os outros ou a diversidade. Uma história deliciosa que nos mostra que os pequenos gestos e afectos podem tornar a vida bem mais alegre.





























É certo que, ao longo de toda esta visita, o leitor desconhece o que diz o bilhete, mas sempre lhe conheceu a autoria. E isso, torna ainda mais divertido o final do livro. 
Um livro de muitas leituras.  De várias viagens, que permitem descobrir novos detalhes a cada regresso. Que vira e revira nas mãos de pequenos e grandes leitores. A esta altura, o bilhete já deu a volta inteira ao bairro e já voltou... O que diz? Vão até lá e descubram. Porque este é um bilhete que todos gostaríamos de receber.

Sem comentários: