sexta-feira, 22 de abril de 2022

Que Planeta é Este?


 






















Que Planeta é Este? | Eduarda Lima | Orfeu Negro

Esta é uma viagem que não perderíamos por nada! No Dia da Terra, apanhamos boleia com Eduarda Lima, a autora de O Protesto, e visitamos alguns dos lugares mais maravilhosos e únicos do mundo. Ao longo das belas páginas do livro, o leitor vai estruturando a mente e os olhos para um final que tem tanto de inesperado como de desejado. Depois de nos ter encantado com uma floresta silenciosa, Lima volta a  reunir-nos em torno de um livro marcado pelas preocupações ambientais









Tudo começa numa noite em que a cidade fica completamente às escuras. Depois de entramos em casa de uma família e de lhe conhecermos as rotinas, é a filha mais nova que nos conta como o "apagão" parou tudo o que se fazia lá por casa. A reunião da mãe, por computador, a conversa online da irmã com os amigos, o jantar que o pai estava a fazer... Todos conhecemos a sensação de pouco ou nada conseguir fazer quando ficamos sem luz em casa...















Mas, a pequena protagonista lembra-se de um livro grande e pesado que a avó oferecera precisamente... para um dia em que ficassem sem internet. Munida de lanterna, monta o acampamento e inicia a viagem. Entre glaciares, grutas, desertos e mares de mil cores, vamos-nos deslumbrando por entre algumas das maravilhas da natureza. Uma viagem que acaba por dar boleia a toda a família e, seguramente, a muitos leitores.  















Ver  o Desfiladeiro do Antílope, no deserto do Arizona, a desova na grande barreira do coral na Austrália, a dança de acasalamento das aves-do-paraíso na Papua-Nova Guiné... são sonhos de qualquer viajante. Alasca - deserto do Arizona - Ilha de Socotorá- Austrália - Amazónia, são apenas alguns exemplos de lugares únicos onde todos queremos ir alguma vez. Deslumbrados, aplaudimos esta viagem ao alcance de quem abre o livro que está dentro deste livro.















Com uma vibrante paleta de cores que chama o leitor para descobrir cada detalhe, cada dupla página é um convite para que nos demoremos a observar as maravilhas que a natureza nos oferece. Depois de uma viagem destas, nada permanece igual. A redescoberta do nosso planeta e dessas maravilhas que o compõem, pode bem mudar a forma como o olhamos e o tratamos. Aqui, acordou a vontade de fazer nascer uma cidade verde, a que todos gostaríamos de chamar nossa. Mãos à obra?

Sem comentários: