sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Um Milhão de Rebuçados ou a história de um livro sem tosses


São tão bons, tão bons, que até se vendem nas farmácias! Os livros? 
Não, os rebuçados. Mas bem poderiam, ou melhor, deveriam ser ambos. Porque os milhões de rebuçados que a editora Pato Lógico decidiu desenrolar no livro recém editado são mesmo muito bons! 
Apetece dizer : REBUÇADOS E LIVROS À VENDA NAS FARMÁCIAS, JÁ! 
Os primeiros são amigos do peito. Os últimos, do coração.


Antes mesmo de referir o nome, a grande maioria já os reconheceu. Os tons vermelho e azul, o rosto a tossir... Sim, são os rebuçados Dr. Bayard. Avulsos ou em pacotinhos, acompanham-nos há  décadas, transportando uma mensagem que já vem do tempo dos avós e dos pais:
Não sofra mais, experimente os rebuçados peitorais.


Com texto de Inês Fonseca Santos e ilustrações de Marta Monteiro, o livro surge no âmbito da comemoração dos 70 anos dos rebuçados do Dr. Bayard e desenrola muitos rebuçados para nos contar a história da incrível amizade que deu origem ao nascimento destes amigos do peito.


Para revelar tudo ao leitor, Fonseca Santos escolheu um sortudo petiz que vive na rua da fábrica dos rebuçados Dr. Bayard, uma rua com cheiro e sabor a rebuçados. À boleia da sua bicicleta e dos muitos rebuçados que vai saboreando, conhecemos Álvaro Matias,  o grande responsável por estarmos aqui hoje a falar dos rebuçados, e o médico francês Dr. Bayard.   O acaso apresentou-os numa mercearia ali para os lados de São Bento. O primeiro deixara a aldeia para trás e chegara a Lisboa em busca de uma vida melhor. O segundo fugira dos horrores da guerra e procurara refúgio entre nós. Uma amizade improvável noutra qualquer altura? Talvez. Mas, partilhando o pouco ou muito que tinham, tornaram-se amigos inseparáveis. 

                                                                                                                                        
Com o fim da guerra, o médico pode finalmente, voltar a França. Não sem que antes entregasse ao amigo português uma lata onde se via desenhado um senhor a tossir. Lá dentro, a receita dos rebuçados capazes de eliminar todas as tosses. E foi essa receita, sem quantidades especificadas, que Álvaro Matias tornou num projecto de vida. Seu e da família.


O livro revela todo o percurso das bolinhas medicinais. As tentativas, as experiências diversas, as primeiras maquinetas inventadas por Álvaro, a venda de porta a porta... o sucesso dos nossos amigos do peito, o aperfeiçoamento dos métodos, as primeiras máquinas a sério vindas de Itália. Uma gigantesca viagem que culmina na Fábrica que hoje produz Um Milhão de Rebuçados por dia e onde trabalham 16 pessoas. Entre elas, um filho e dois netos de Álvaro Matias. Ah, e porque o pequeno vizinho da fábrica é mesmo curioso até ficamos a saber os ingredientes... ou quase todos.


Um livro que prende o leitor do princípio ao fim. As palavras cativam-nos, desvendando, de forma magnífica, uma história que poucos saberiam. As deliciosas ilustrações de Marta Monteiro, com a exclusiva paleta de cores do invólucro dos rebuçados, acrescida do dourado associado ao ditos, fazem-nos percorrer cada recanto do livro com água na boca. 


Deixem-se de tosses! Não sofram mais, saboreiem o livro e os rebuçados peitorais. Do Dr. Bayard.


E não saímos dos domínios da editora Pato Lógico sem vos dizer que  a colecção   Grandes Vidas Portuguesas já conta com mais dois títulos. Sim, saem aos pares!


Sophia de Mello Beyner Andresen. Quem era Sophia?  com texto de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e ilustrações de Sara Feio. 
Carmen Miranda. Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim, com texto de Tito Couto e ilustrações de Sofia Neto. Podem ler mais sobre a colecção e outras biografias aqui e aqui.

Sem comentários: