quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Telefone Sem Fio. Vamos jogar?


Ainda sorrimos quando nos lembramos do tempo em que, numa roda de amigos, as gargalhadas soavam bem alto quando se chegava ao fim do jogo. O segredo tinha de ser bem guardado e transmitia-se ao ouvido de quem estava mais próximo que, por sua vez, o transmitia a outro e assim sucessivamente. Até chegar ao último que, finalmente, o revelava. 


A parte mais divertida e hilariante chega quando ouvimos o resultado e percebemos como consegue ser tão  diferente do segredo inicial. O que se perdeu, o que se acrescentou, o que se transformou... Uma deliciosa brincadeira a que a Yara Kono decidiu dar a forma de livro e dedicar aos seus "amigos do peito". Do seu planeta.


O Bernardo sussurra algo  à Madalena, que fala baixinho à Joana, que canta à Isabel, que segreda ao João... 
Hoje há festa na casa do Tiago. É esta a frase que dá inicio ao jogo.


No decurso da viagem, a frase conhece várias mutações. Lago, largo, pedaço de espargo, asa do pato, sapo, gato. Os mais pequenos divertem-se com as trocas-baldrocas de que as palavras vão sendo objecto. Mas também com o facto de entenderem que, apesar de sussurrado ao nosso ouvido, não é difícil transmitirmos algo bem diferente.


As personagens de rostos quadrados, bem ao jeito de Kono, a paleta de cores vivas e alegres, as imagens que, a cada dupla página, parecem conduzir-nos num contínuo movimento para a festa do Tiago,  tornam esta história/jogo ainda mais apelativa e divertida. 


Um livro com marca Planeta Tangerina que pode inspirar miúdos e graúdos para belos jogos no período de férias que se avizinha. Nascido num tempo em que os telefones sem fios não passavam de uma miragem, o jogo continua a ser uma brincadeira irresistível, capaz de juntar gente de todas as idades. Divirtam-se!

Sem comentários: