terça-feira, 18 de dezembro de 2018

IMPOSSÍVEL não os ler em 2018!


Uma viagem pelas origens do universo é a proposta do último livro de Catarina Sobral, editado pela Orfeu Negro. Nascido de um espectáculo de teatro concebido pela autora, é também a sua primeira incursão pelos livros informativos. Impossível é resistir-lhe.


O livro recua no tempo cerca de 14 mil milhões de anos e, por entre partículas, estrelas e dinossauros, deixa respostas para muitas das questões que os mais pequenos frequentemente formulam. O que é o universo? Qual a sua origem? Quando e como começou? 
Impossível?  Parece, mas é verdade: tudo começou quando TUDO estava no mesmo sítio. 


Impossível?  Parece, mas é verdade. O universo teve origem num espaço muito pequeno,  parecido com um minúsculo ponto final. O espanto dos pequenos leitores parece ser partilhado com o dos próprios personagens que vão contando a história. 


Parece impossível, mas bem visto de perto... com uma paleta de cores fortes e alegres, uns divertidos bonecos bem ao jeito da ilustradora, um glossário no final... este é um livro que os mais pequenos não querem largar, satisfazendo toda a sua curiosidade.


Depois de Aqui Estamos Nós de Oliver Jeffers (de que falámos aqui), e Impossível de Catarina Sobral, bem podemos agradecer à Orfeu Negro por ser deste planeta!


O Inventário dos Dinossauros e o Inventário dos Mares são os dois últimos exemplares  da série Inventários Ilustrados, editada, há alguns anos, pela  Faktoria de Livros, uma chancela da editora Kalandraka. 



Com texto de Virginie Aladjidi e ilustrações de Emmanuelle Tchoukriel, estes são livros de carácter científico que se revelam preciosos auxiliares de conhecimento da natureza para pequenos e grandes leitores. 

Tchoukriel é formada em desenho científico e do seu trabalho resultam, invariavelmente, fabulosas e detalhadas imagens que nos transportam para o universo referenciado. No caso dos dinossauros, encontramos quarenta e seis espécies das setecentas já catalogadas. O Triássico, o Jurássico e o Cretáceo são alguns exemplos, que aqui podemos ver, das criaturas que habitaram a Terra há 66 milhões de anos.



No Inventário dos Mares, é da biodiversidade marinha que se fala. Os leitores ficam a conhecer cerca de uma centena de animais e plantas, alguns deles em perigo de extinção. São muitas as características e as curiosidades  que, de forma simples e apelativa, dão a conhecer espécies de crustáceos, moluscos, peixes, mamíferos e outras. A par da ilustração, surgem sempre o nome comum, o nome científico e a descrição.


Para quem não conhece esta preciosa colecção, pode ler sobre outros Inventários aqui e aqui.



Depois de Animais Selvagens do Norte, é agora a vez dos animais da metade sul do globo terrestre. É a eles que o novo volume, também publicado pela Orfeu Negro, é dedicado.



Se já nos tínhamos deleitado com o primeiro volume, este parece apresentar uma beleza estonteante, que nos deixa sem fôlego sempre que olhamos  os animais  com que Dieter Braun nos presenteia.


É certo que a humanidade não acaba se deixar de haver tigres, antas ou ocelotes, mas seria errado presumir que nós, humanos, somos o mais importante ser vivo à face da terra.”



Diverte-te na natureza selvagem! É o convite de Braun depois de nos dizer que se contam "em vários milhões, as espécies animais espalhadas pelo mundo: mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos... ninguém sabe ao certo quantos povoam o nosso planeta. Estão sempre a ser descobertas novas espécies, mas todos os anos muitas desaparecem, sem que nos fique a esperança de voltarmos a vê-las. Até animais corpulentos e possantes, como o tigre, estão ameaçados de extinção."


A viagem faz-se por África, pela América do Sul, Ásia, Austrália e Antártida e no seu decurso vamos sendo apresentados a uma diversidade de criaturas fascinantes, conhecendo algumas das suas características, forma de vida, curiosidades... E sim, divertimo-nos muito. Com o Mandril e as suas roupas coloridas, com a fidelidade da Arara, com os pequenos e dorminhocos Coalas, com o Lagarto- dragão-de Gola... Braun bem pode continuar a viajar pelo mundo!

Estes são, sem dúvida, alguns exemplos de como os livros informativos podem ser extraordinários. Não deixem de os ver. Divirtam-se!

Sem comentários: