Depois do precioso Inventário das Árvores, de que falámos aqui, chega agora, da autoria da mesma dupla, o Inventário dos Animais Com Cauda.
Afinal, para que serve a cauda dos animais?
O Ornitorrinco usa a cauda, uma espécie de manta dobrada contra a barriga, para manter os ovos quentes.
O Gliptodonte, animal que viveu ao mesmo tempo que os humanos e desapareceu há dez mil anos, usava a sua cauda, coberta de anéis ósseos e espinhos, para se defender dos predadores.
Poderíamos continuar desvendando inúmeras curiosidades... Enxota-moscas, pá do lixo, guarda-sol... Sua excelência a cauda, assume várias funções, tamanhos e cores. Descobrir tudo isso com os mais pequenos é algo de fantástico.
Neste inventário, os animais são classificados de acordo com o papel que a sua cauda desempenha: deslocação, equilíbrio, comunicação, sedução, combate e outras. Vale a pena entrar!
Sabiam que a Preguiça-gigante se apoia na cauda para chegar aos pontos mais altos? Que, sem a sua, o Pica-pau-preto talvez não se fizesse ouvir de forma tão ritmada?
Que, para muitos, ela funciona como arma? É o caso do Lagarto-de-cauda espinhosa ou lagarto-das-palmeiras que desencoraja os predadores com as suas escamas espinhosas.
1 comentário:
Já encomendei. :D Obrigada Hipopómatos
Enviar um comentário