Todos Juntos | Maria Nogueira Nössing | Planeta Tangerina
Uma avó, uma menina, um bebé, uma mãe-tigre, duas fatias de pizza, uma flor, um pássaro, um extraterrestre, um cão, uma meia, uma pedra, uma pessoa com cabeça de maçã, uma letra... O que faz esta multidão dentro de um livro? O que têm em comum personagens tão diferentes?
A resposta é simples: a vontade de estar juntos! De forma simples e divertida, a cada dupla página, o leitor vai constatando a manifestação desse desejo, ao mesmo tempo que uma parafernália de objectos e de acções lhe retém a atenção. À medida que avançamos pelo livro, conhecemos melhor os protagonistas, o que gostam de fazer, a forma como ocupam os seus dias.
Os programas multiplicam-se e continuamos a vê-los partilhar a vida, sempre juntos. É, afinal, o que fazem os amigos. Na praia, no parque, na livraria, no teatro, em casa... Nos aniversários, quando algum faz anos, nos almoços, nos jantares, nos espectáculos ou na construção de uma casa em que todos se propõem ajudar. A cada dupla página surge uma nova proposta de atividade que todos aceitam com alegria e boa disposição. Brincam, leem, cozinham, passeiam... sempre juntos. A brincadeira contagia o leitor. À medida que avançamos pelo meio do grupo, vamos descortinando ligações mais próximas, sintonias recorrentes, traços da identidade de cada um.
Simplicidade e diversão marcam esta narrativa predominantemente visual onde os mais pequenos encontrarão, certamente, afinidades com os originais protagonistas e com muito do que eles fazem. Irão percorrer as páginas vezes sem conta. Vão querer voltar à praia, ao parque, às brincadeiras, ao tanto que lhes escapou. A autora sabe disso e, no fim, deixa umas quantas pistas para novas viagens. O livro é-nos dedicado: "Para todos nós que andamos por aqui". O convite fica feito e a ode à amizade também. Entrem, juntem-se a eles e divirtam-se. Pode ser na livraria. Ou em qualquer outro lugar. Todos juntos.
Sem comentários:
Enviar um comentário