sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Verme

 






















Verme | Federico Fernández e Germán González | Kalandraka


Da mesma dupla de autores de Balea, chega um novo livro em formato de acordeão. Desta feita, a baleia mecânica cede lugar a um verme mecânico, capaz de escavar a terra e de proceder a diversas operações de limpeza e tratamento. Os tons verdes do verme contrastam com as cores quentes da terra. Os mergulhadores de fato amarelo que trabalhavam na baleia são agora os operários que zelam pelo funcionamento desta incrível "geringonça" que parece ser a melhor forma de viajar pelas profundezas da terra.


















À semelhança do submarino mecânico,  este gigantesco dispositivo também dispõe de todo um complexo habitacional para os que ali trabalham. O  livro desdobra-se em inúmeros compartimentos, todos eles representando um verdadeiro desafio à imaginação dos leitores. São quase cem janelas que nos permitem espreitar a vida lá dentro e conhecer os hábitos de quem  ali vive e trabalha. Os mais pequenos tentam adivinhar aquele dia a dia, desde a cozinha aos dormitórios, passando pelas conversas da piscina ou pela casa da maquinaria. São muitas as histórias que conseguem criar olhando para esta espécie de máquina robótica, tanto do seu agrado.










Trata-se de uma narrativa estritamente visual, onde a ausência de palavras se transforma num  desafio acrescido  à capacidade criativa dos leitores.  Enquanto vão desdobrando o livro-acordeão de dupla face, vão contando um sem número de histórias. As que vêem e outras tantas que inventam. Tudo, com muito humor à mistura. Um livro interactivo? Um jogo? Ambas as coisas e um excelente exercício de observação bem ao jeito de Onde está Wally?.


Sem comentários: