terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

O que é isto?


 





















O que é isto? | Ana Pessoa e Yara Kono | Planeta Tangerina


É um livro por onde se passeiam umas linhas que têm tanto de irrequietas como de brincalhonas. Ora se alongam, ora se estreitam, exibindo-se num frenesim de formas que podem ser... tantas coisas! O que é isto? É uma raiz! É um nariz! Ou um trovão. Ou um tubarão.















São linhas pretas que se espraiam por páginas brancas numa desafiante brincadeira que levará os leitores  a descobrir tudo o que a imaginação lhes permitir. O que no inicio nos parecia uns simples rabiscos vai-se transformando, adquirindo formas, aparentando figuras. Mais ou menos ocultas. Por vezes, labirínticas. Uma espécie de jogo de observação onde todos verão coisas diferentes. É um coelho! É um espelho? É um avião? Também não.














As linhas de Kono têm por companhia as palavras rimadas de Pessoa. Em jeito de música para os ouvidos mais pequenos, também elas são muito mais do que isso. Do "abstrato" ao "concreto", nada disto é "pera doce", podendo revelar-se "um não assunto" ou uma "força de expressão". Num cenário a preto e branco, há por aqui todo um espectáculo de ilusionismo e magia a que a pequenada vai querer assistir. E participar! O que é isto? É um livro? É um espectáculo? É um jogo? 

É o que é. É o que se quer. É como tudo.

Sem comentários: