quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

AaaHHH!


AaaHHH!| Guilherme Karsten | Fábula


AaaHHH! O estrondo foi gigante! Ouviu-se no mundo todo. Tão violento que algumas pessoas ficaram surdas e outras até a gaguejar. O caos e a confusão instalaram-se. As fábricas, as lojas e até as escolas fecharam. Era necessário saber de onde teria vindo tamanho barulho. A multidão lança-se na descoberta do mistério e os leitores também. 























Os cientistas foram os primeiros a entrar em cena, mas a  única conclusão a que chegaram é que o facto que originara tudo isto tinha ocorrido num qualquer lugar da Terra. Se o leitor se debatia com as semelhanças entre  esta história e o inesquecível O Homem da Lua de Tomi Ungerer, desengane-se. Não, o rumo dos acontecimentos não indicia que se trate  de algum acontecimento extraordinário envolvendo seres de outros planetas ou satélites. A curiosidade adensa-se. Os leitores acompanham a multidão que se espalha pelas páginas do livro na ânsia de saber o que despoletou a estrondosa história.




Pelo caminho há muito para conhecer. Pessoas, animais, edifícios... Karsten mistura as colagens a preto e branco de pessoas com as cores vibrantes com que pinta os lugares, obtendo várias narrativas em simultâneo. O leitor anda por aqui num frenesim. Por um lado, desejoso de desvendar tamanho mistério. Por outro, demorando-se a cada dupla página numa tentativa de não deixar escapar nada da parafernália de subtilezas com que o autor povoa esta história atemporal. 














O humor é o fio condutor em toda a trama e o final não desilude. Afinal, muitos de nós já passámos por este tipo de "cataclismo", interrogando-nos em que momento uma multidão ou as forças da ordem nos bateriam à porta! 
















Depois de Boleia, este é o segundo livro do autor a chegar até nós. Ambos premiados. Com uma boa dose de subtileza e de criatividade, os livros de Karsten destilam humor, divertindo leitores de todas as idades. E estes agradecem. Bem precisamos de histórias com bons motivos para rir e gargalhar. Livros a que gostamos de chamar "porque sim". Venha o próximo!

Sem comentários: