quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Quero Ter Um Superpoder!




Quero ter um superpoder! Émilie Vast | Lilliput

Que luxo! Émilie Vast já se lê em português. Por aqui, a chegada da autora de Korokoro foi motivo de festa.  Apaixonada pela natureza, os animais e as plantas são os verdadeiros heróis do "universo vastiano". Com linhas simples e clássicas, o minimalismo estilizado que percorre a sua obra complementa-se com a carga poética e a delicadeza que as suas histórias sempre comportam. 


Estes dois pequenos coelhos são protagonistas já conhecidos de uma outra história da autora francesa. Aqui, encetam um magnífico diálogo sobre superpoderes. A capa que um deles enverga não deixa lugar a dúvidas. Adora super-heróis e o que mais quer é ter um superpoder para se tornar um deles. 






















E, quando a temática gira à volta de super-heróis e dos seus poderes, ninguém melhor do que as crianças para entenderem os desejos do coelho. Mas o entusiasmo com que os formula parece ser contrabalançado pela calma e sabedoria das respostas do segundo coelho. A cada superpoder anunciado como desejado pelo primeiro, ele  vai contrapondo que o mesmo já existe, apresentando o animal que dele é detentor. 












A tartaruga marinha tem o poder de passar seis horas em apneia e até dorme debaixo de água, a chita tem o poder de correr a uma velocidade de 11o quilómetros por hora, a baleia-azul faz-se ouvir a mais de oitocentos quilómetros através dos oceanos, o escaravelho-bosteiro consegue carregar mais de mil vezes o seu próprio peso... A vida não fica fácil para o pequeno coelho que parece ir esgotando a lista dos superpoderes que ambiciona. Em contrapartida, o magnífico desfile de animais permite-lhe descobrir e ficar a conhecer as extraordinárias capacidades de todos eles. A ele e a todos os pequenos leitores.



Com um delicioso final, o pequeno coelho acaba por perceber que já possui um superpoder. O que faz dele um super-herói. E o melhor de tudo é que as crianças também são detentoras de um superpoder! Ainda que possam não saber. 
Façam o favor de se munir  do superpoder de entrar na história e conheçam os superpoderes dos coelhos e das crianças! Este é um livro que, certamente, deleitará os leitores mais pequenos e encantará todos os outros.

Sem comentários: