segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

E SE...



E SE...| Chris Haughton | Orfeu Negro


E se...reunirmos os miúdos à volta do novo livro de Haughton? Será, certamente, um momento  hilariante para eles e para os adultos que os acompanharem. Nós somos fãs do humor do autor e das suas personagens de olhos grandes e redondos que povoam estas histórias. Delas já falámos por diversas vezes. Mas é sempre com grande expectativa que vemos chegar novos protagonistas e enredos.















Desta feita, as estrelas são estes três macaquinhos. Os pequenos adoram mangas! Mas elas encontram-se em território pouco amigável. A mãe sabe disso e, quando tem de se ausentar, deixa o aviso: Façam o que fizerem, NÃO se aproximem da árvore das mangas. Há tigres lá em baixo.
















Hum... a tentação é grande! As mangas são tão docinhas! E estão logo ali ao alcance das mãos... Conseguirão eles resistir? As expectativas dos mais pequenos são grandes. As suspeitas dos adultos também. A decisão dos três é rápida. Ir até lá, apenas para olhar para as mangas. Isso não trará qualquer problema. Será?



 












O problema, já o leitor terá adivinhado, é o que vem depois de olharem para as mangas. Resistir à tentação nunca foi fácil. E depois, não parece mesmo haver tigres! Nem um! Em contrapartida, as mangas são tantas! Até há uma mesmo à mão. Nham, nham, tão docinha! Tão sumarenta! E continuam sem avistar qualquer tigre... As imagens começam a revelar alguns indícios que contrariam as opiniões expressas pelos traquinas, que não resistem a entrar em território "minado".   



Mas os macaquinhos persistem em confundir o desejo com a realidade. Afinal, se houvesse tigres, dizem eles,  já os teriam visto... Mas como todos sabemos que os avisos das mães são para respeitar... intuímos os perigos que estão para chegar.
























Como termina a história? E se... não terminar? Isso é o que vocês irão descobrir. Abram o livro para ficarem a saber mais sobre este jogo entre macacos e tigres à volta do fruto proibido. Nham, Nham!


Sem comentários: