quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Procuras Uma Árvore?




Procuras Uma Árvore? | João Gomes de Abreu, Maria Manuel Pedrosa e Madalena Matoso | Planeta Tangerina


Procuras uma árvore? Procuras o nome, as características e tudo o que há para saber sobre elas? Então, estás no sítio certo. Abre este magnífico livro e vais querer ficar por cá durante muito tempo.  É uma espécie de guia com raízes, tronco e copa. 























Este rapaz perdeu um sobreiro. Sim, é possível perder uma árvore! Durante a busca, cruza-se com um amigo a quem vai falando da sua paixão pelas árvores, da enorme curiosidade que alimenta sobre tudo o que lhes diz respeito, da importância que elas têm para todos nós... O pequeno sabe que não é à toa que dizemos que a floresta é o pulmão do planeta. Nas sábias palavras de alguém muito importante para a existência desta história,  a árvore é o símbolo da vida.











Há mais de sessenta anos, dois grandes arquitetos paisagistas, Francisco Caldeira Cabral e Gonçalo Ribeiro Telles, escreveram A Árvore em Portugal, um livro guia das espécies mais comuns no nosso país. Fizeram-no com uma genial simplicidade já que o seu propósito era mesmo esse, simplificar. Tornar bem mais compreensível tudo o que diz respeito à vida daquelas (as árvores) a quem devemos grande parte da nossa própria vida. 























O livro rapidamente se tornou uma referência para todos os profissionais e, também, para o público em geral. É ele que, agora, serve de inspiração ao Procuras Uma Árvore? editado pelo Planeta Tangerina e pelo Museu da Paisagem, a convite da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.  O objectivo é claro, presentear os mais novos com uma abordagem clara e acessível . E isso é algo que a equipa Planeta faz com grande mestria. São já vários e incríveis, os livros informativos com que enriquecem o conhecimento de miúdos e graúdos. Este não é excepção. 





















Neste tempo desesperante de alterações climáticas, façam o favor de pôr os miúdos a morar aqui por uns tempos. Na companhia deste pequeno personagem, muito ficarão eles a saber sobre as árvores que habitam em Portugal, sobre formas, texturas e alturas... ele tem tudo anotado. E se há muito para descobrir, também há muito para fazer. Desenhar copas, criar um herbário, fazer o próprio guia das árvores e, claro, plantar uma árvore! O que é uma árvore? Vão lá descobrir e já agora vejam se o rapaz encontrou o sobreiro perdido.

Sem comentários: