sexta-feira, 10 de maio de 2019

A importância de se chamar Isol



Quando, em 2013, a argentina Marisol Misenta, conhecida no mundo da literatura por Isol, ganhou o prestigiado prémio Astrid Lincoln Memorial Award (ALMA),  o júri elogiou-lhe a capacidade de olhar o mundo com olhos de criança, de pôr a nu os absurdos que povoam o mundo dos adultos, de abordar os aspectos mais negros da existência com humor e leveza. 



Tais considerações continuam inquestionáveis para quem segue e admira o seu trabalho.  Em Isol há uma genial simplicidade e um humor feito de pequenas subtilezas. Em regra, ambos culminam num resultado genuinamente criativo e com  marca própria. Com um estilo inconfundível, os seus livros são, predominantemente,  narrativas visuais que nos levam de volta às ruelas e caminhos da infância, ao mesmo tempo que se revelam lugar de encontro para as crianças. 



A preferência pelos tons pastéis, os expressivos e inconfundíveis "bonecos", a candura das  personagens, as temáticas "existencialistas" onde pontifica o conflito, o binómio mãe-filho... são características indissociáveis do trabalho desta argentina que torna o livro num objecto único, onde miúdos e graúdos se divertem e, tantas vezes, se espelham.



Vida de Perros, publicado em 1997,  marcou a estreia no mundo dos livros ilustrados. Vinte anos volvidos, a sua obra encontra-se publicada em mais de 20 países. Autora do texto e da ilustração dos seus livros, Isol não recusa trabalhar em parceria, destacando-se a que vem mantendo com o poeta e escritor argentino Jorge Luján. A paixão e os percursos de ambos pela música (Isol é também compositora e cantora) são outros pontos em comum.



A recente chegada de um livro de Isol a Portugal, pela mão da editora Orfeu Negro, é motivo para festejarmos efusivamente. Esperando que Petit, o Monstro desbrave o caminho para todos os outros.  Tiner Un Patito És Útil,  Nocturno,  Abecedário...


Sendo o primeiro livro, entre nós, com texto e ilustrações de Isol, esta não é, porém, uma estreia absoluta. Mas, serão  muitos os que desconhecem que, em 2006, as Edições Asa publicaram  A História de Natal de Auggie Wren, com texto de Paul Auster e ilustrações de Isol. Que dupla! 
Curiosamente, este é um  trabalho  um pouco diferente do que nos habituámos a ver.  Isol recorre, aqui, ao uso reiterado da fotografia,  não impedindo que reconheçamos as típicas personagens e o seu cunho muito próprio. 



Petit, o Monstro, o livro que agora chega, é um bom exemplo de uma abordagem impregnada de humor, com as incongruências próprias do mundo dos adultos a dificultarem que o pequeno protagonista, um rapazito igual a tantos outros que conhecemos, se encontre a si mesmo, descubra a sua verdadeira identidade. 


Petit vive baralhado. Não sabe o que pensar porque, às vezes,  dizem-lhe que é um menino bom, mas outras há em que lhe dizem ser um menino mau. Quando brinca com o cão, quando inventa e conta histórias, dizem-lhe que é bom. Quando diz mentiras ou puxa os cabelos às meninas é mau... 


Os adultos são difíceis de entender. E não sabe o que responder à mãe quando ela lhe pergunta como um menino bom é capaz de fazer coisas tão más. Para agravar as coisas, quanto mais Petit se esforça para ser um menino bom, pior é o resultado. O rapazito chega mesmo a questionar-se se será algum tipo de monstro inclassificável
Como acaba tudo isto é o que vocês, leitores, irão descobrir. Com duas certezas:
1ª- Petit passa por longos períodos de reflexão, tentando compreender-se. 
2ª- Sendo uma história de Isol e conhecendo o papel que a figura da mãe assume na sua obra, o final não poderia ser outro. Deliciosamente hilariante.


Fica a sugestão: Isolem-se com os vossos monstrinhos, desculpem, com os vossos Petits  e divirtam-se! Também é para isso que os livros servem. 

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