quarta-feira, 5 de abril de 2017

Aquário. Ou a História de Um Peixe Chamado Liberdade



Aquário conta a história de uma menina que vive junto a um lago e com ele mantém uma estreita ligação. Contemplá-lo, observar a vida que nele corre, os seus habitantes, a sua imensidão, parece coisa de todos os dias.


É num desses momentos que se dá o encontro com um pequeno peixe vermelho, por quem se encanta. Determinada a preservar o novo amigo, a decisão de o levar para casa é imediata.


Habituada que está a observar a vida destes seres, a menina sabe que o novo habitante que recolhe em casa requer  alguns cuidados... E não perde tempo a criar as condições necessárias para que o pequeno peixe vermelho possa ser feliz no novo habitat.


É chegada a hora de pôr em prática todos os conhecimentos provenientes das muitas horas de contemplação. Ao longo de várias páginas, vemos nascer e crescer um sofisticado e imaginativo mundo aquático que ela pretende partilhar com o  novo amigo. Um gigantesco aquário onde tudo é feito à medida da felicidade pretendida para o pequeno peixe... 


Aquário, da autoria da argentina Cynthia Alonso, editado pela Orfeu Negro, é uma maravilhosa história sem texto, onde as imagens contam não só o que vemos como também o que intuimos. Característica dos livros só com imagens, aqui a liberdade criativa do leitor não tem limites. A paleta de cores alegres e fortes, com predominância do azul/água, o mundo aquático, o formato do livro e diversos outros elementos, de que destacamos o vestido com desenhos de peixinhos vermelhos usado pela  protagonista, contribuem para que este seja um livro de sucesso garantido junto de miúdos e graúdos.


A temática e o final da história não nos deixam ter este Aquário na mão sem nos lembrarmos da similitude com outra história, igualmente maravilhosa, da autoria de Jimmy Liao, O Peixe que Sorria, de que falámos aqui.


Em ambos, a amizade fortalece-se deixando prevalecer outros valores como a liberdade e o respeito pelo outro. Não hesitem. Mergulhem!

Sem comentários: