terça-feira, 18 de abril de 2017

QUEBRA-CABEÇAS. APROXIMA-TE!


Vimo-lo pela primeira vez em Lisboa, na Ilustrarte de 2014. Foi amor à primeira vista! Rendemo-nos de imediato ao fabuloso trabalho e à genial criatividade do argentino Diego Bianki. Voltámos a cruzar-nos em diferentes lugares. Sempre com o mesmo fascínio. Abrimos  e fechámos o desdobrável que o integra vezes sem conta!


Quando, no ano passado, o vimos ser premiado em Bolonha sorrimos pela justeza do prémio. Hoje, é com alegria que dizemos:  já chegou a Portugal! 
Pela mão da Kalandraka, já quebra-cabeças nas nossas livrarias.


Recuperar, reciclar e reutilizar é o mote para o magnífico e original trabalho que Bianki realiza com caixas de cartão. Muitas. Que pinta e desenha, ordenando-as posteriormente como quebra-cabeças. O processo artístico é partilhado no final com o leitor para que o possa repetir, ou melhor, continuar. Temos certeza que serão muitos os artistas a deitar mãos à obra em casa!



Mas esse é apenas o ponto de partida. Porque maravilhosas são, com efeito, a originalidade e a surpresa que nos aguardam a cada página. Estamos longe de suspeitar da sua existência quando tocamos o livro pela primeira vez ou nos quedamos pela capa. 
Recuperar, reciclar e reutilizar adquirem uma outra dimensão, uma outra identidade: Incluir, não discriminar, respeitar a diversidade. Compreendemos bem Menção Especial na categoria de "Disability" atribuída pelo júri de Bolonha.


Às formas, à irresistível paleta de cores vivas e fortes, aos desenhos que integram este infinito quebra-cabeças, junta-se a mensagem. Transmitida por pequenas frases, apetece  dizer que ainda que o livro não tivesse o curto texto, a mesma seria sempre intuída, tal a força com que nos é exposta.


Neste delicioso livro/jogo, esta é a fórmula encontrada para falar de temáticas como a inclusão, a não discriminação ou a diversidade. 
Apesar de sermos muitos, há algo em que somos todos iguais: SOMOS TODOS DIFERENTES. E ainda que não exista um número onde caibamos todos, existe uma palavra onde nos podemos encontrar: NÓS


Não deixem de o ver com os mais pequenos! APROXIMA-TE! Embora sejamos diferentes, fazemos todos parte do mundo!

Sem comentários: