quinta-feira, 27 de abril de 2017

Leituras de Fora. La Mujer de la Guarda


La mujer de la guarda, da dupla chilena Sara Bertrand e Alejandra Acosta, vencedor do Prémio New Horizons /Bologna Ragazzi 2017, é o livro da semana na Casa dos Hipopómatos.


Misterioso, inquietante, único e surpreendente. De uma beleza enigmática, oito páginas duplas de ilustrações marcam o inicio e o final do livro. No meio, cerca de cinquenta páginas narram uma história feita de realidade e de poesia.


Contada pela voz da avó de Jacinta, através dela presenciamos o primeiro encontro entre Jacinta e a mulher do cavalo azul. Ténue e ao mesmo tempo intenso, é nesse azul que a menina parece reencontrar-se, contando a sua solidão, a falta que o pai refugiado no trabalho lhe faz, a saudade que sente da mãe... Sim, concordamos com Jacinta, as mães não deviam morrer.

.
Tivemos o privilégio de conhecer Sara Bertrand na apresentação do livro, na livraria Fabulosa, em Madrid. O livro já estava esgotado, mas ela desdobrou-se para que conseguíssemos trazer um exemplar para Sintra, para Portugal. Nós ficámos imensamente gratos. 
Este é um livro para ler, tocar, sentir... Venham e sintam-se abraçados de azul.

Sem comentários: