sexta-feira, 20 de março de 2015

Não Há Dois Iguais



Gostamos do formato. Da cor forte que se aloja nos olhos, impedindo-nos de os desviar. O título põe-nos a cabeça à roda. Não Há Dois Iguais. Arriscamos. Apenas com uma certeza... Gostamos dele, antes mesmo de o abrir. 


Também gostamos de enigmas! Começamos a ler e descobrimos que existem em todos os países, nas terras altas e nas planícies longínquas, nas urbes populosas e nas aldeias esquecidas. 


Viramos as páginas. Lentamente. Todavia, inquietos para  alcançar a solução. A cada uma parece corresponder um novo equívoco da nossa parte. Não, também não pode ser... Existem em qualquer lugar, apesar de não serem fáceis de conseguir.


Ainda assim, não vamos resistindo à tentação de palpitar. Engordamos de curiosidade. Podem ser vistos a qualquer hora ou escapar a qualquer momento. No início de uma manhã solitária ou no final de uma noite de eclipse.


Não há dois iguais. Pensamos em tanta coisa! Podem ser alegres como um melro e tristes como aquela canção. O desafio agiganta-se. Entre o que se revela escondido e o que pensamos desvendar, as sugestões são muitas. 


Envolto nas palavras e nas imagens, o mistério é guardado até ao fim, onde  urge abrir a dobra que o oculta.  A beleza e a poesia do que encontramos, numa perfeita fusão entre palavras e imagens, faz-nos regressar a cada momento do caminho até ali percorrido. Agora, repleto de sentido.


Sim, sem dúvida, uns parecem inquietantes como um vulcão e outros, mágicos como o voo que emigra. Nós também gostamos muito! Deles e do livro!


Catarina Sobral dispensa apresentações. Conhecemos-lhe o talento, admiramos-lhe o trabalho e são grandes as expectativas a cada novo livro. Num jogo inteligente, com a alternância da cor do fundo das páginas a acentuar os opostos, mantém-se fiel à dualidade que se inicia no título, envolvendo o leitor no mistério. Do autor espanhol Javier Sobrino relembramos sempre Um Segredo Do Bosque, ilustrado por Elena Odriozola e editado pela OQO, em 2009. O que têm em comum ? Não Há Dois Iguais.


O livro, editado pela Kalandraka, chega hoje às livrarias. No mesmo dia em que se assinala  o Dia Internacional da Felicidade. Coincidências...

Sem comentários: