segunda-feira, 24 de junho de 2013

Nícomedes, o careca



Não sabemos se tem a ver com o facto de o Verão ter chegado, mas a verdade é que Nícomedes, que até tinha uma bela cabeleira, ficou completamente careca.


E sabem o que é que ele fez?  Lógico, o que muitos carecas fazem!


Só que, quando Nícomedes pôs uma peruca, apareceu-lhe...um cabeleireiro em cima da cabeça. Lógico! Não? Bom, talvez a lógica não exista nesta fabulosa e surrealista história da  conhecida dupla Pinto & Chinto (David Pintor e Carlos López).


De forma divertida e hilariante,  em cima da cabeça de Nícomedes vão surgindo as situações mais absurdas e  impensáveis de poderem acontecer em cima... de qualquer cabeça!


E de cada vez que Nícomedes lança mão de novo recurso para ocultar a sua calvície, a página seguinte revela ao leitor as visitas mais inusitadas, assistindo-se  a um desfile capaz de arrancar as mais sonoras gargalhadas!  Assim é quando põe serpentinas e lhe aparece um casal que gostava muito de festas ou quando  se lembra de usar esparguete e lhe aparece um senhor que gostava de comer...


Recentemente editado pela Kalandraka, este será, certamente, um livro condenado ao sucesso junto dos mais pequenos. Um texto curto, inteligente, cheio de humor, com uma estrutura repetitiva ( Nícomedes e o seu gato estão presentes em todas as páginas) e em que as situações de nonsense são magistralmente ilustradas por David Pintor.

                        

Certo é que  Nícomedes  acabou por ter uma ideia e, não obstante lhe ter  aparecido um cobrador da luz, levou-a avante.


A brilhante ideia foi pôr uma espinha de sardinha na cabeça! Para quê? 


Perguntem ao gato de Nícomedes, que esteve presente ao longo de toda a história.

           
Mandaria a lógica que contássemos o final. Mas, por absurdo que possa parecer, apenas garantimos que  hoje não se nota nada que Nícomedes é careca! E até tem um ar muito moderno...


Sem comentários: