Mudar é o novo livro da colecção Imagens que Contam, editada pelo Pato Lógico. Em tons azuis e amarelos, Ana Ventura está de volta. E que saudades tínhamos de voltar a ver o seu trabalho!
A viver atualmente na Bélgica, a autora inspirou-se na sua experiência pessoal para nos contar uma história sobre mudança, escolhas, incertezas, adaptação a novas realidades, encontros, aventuras...
"A ideia para a história surgiu quando, numa tarde de Outono ao atravessar o parque da cidade em Antuérpia, apanhei uma folha do chão. Pensei: "Está a mudar de cor, está a adaptar-se a uma nova realidade".
Nas palavras da autora, "Mudar fala de alguém que, por qualquer razão, decide partir, ir para um território desconhecido à procura de uma vida melhor. Sair da zona de conforto, escolher o que levar, o que deixar, as incertezas, o entusiasmo da aventura, a reacção dos que ficam e dos que nos recebem são coisas que fazem parte dum processo complexo de adaptação."
"Este livro é uma metáfora sobre os dias de hoje em que todos nós, seja pela aventura, pelo trabalho, pela religião, pela guerra, por amor, pela família, pela curiosidade, viajamos, circulamos, mudamos e nos misturamos pelo mundo fora. As ilustrações foram inspiradas em locais, casas, lojas, plantas, amigos e familiares que vou conhecendo."
Esta é uma narrativa visual em que gostamos de tudo. Das silhuetas tão ao jeito de Ventura, do que elas transportam, dos espaços, dos silêncios que até o leitor consegue viver. Um lugar onde nos queremos demorar. E, certamente, uma das nossas escolhas este ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário