sexta-feira, 29 de outubro de 2021

A Árvore em Mim







Corinna Luyken está de volta com um livro que é uma celebração da natureza e da ligação que podemos manter com ela. De forma poética, palavras e imagens dão as mãos ao longo das duplas páginas, oferecendo-nos um festim de cores e emoções.

Enquanto observa uma árvore, uma criança vai descrevendo como as características dela e dos elementos que lhe permitem que cresça e floresça, também vivem dentro de si. As metáforas entre os crescimento e fortalecimento da árvore e os da criança são subtilmente assimiladas pelos leitores. Há toda uma força interior revelada pela protagonista  que se mantém em estreita  ligação com o ciclo de vida da árvore. 
















De forma simples e delicada, a autora usa as metáforas escritas e visuais para demonstrar como a natureza vive em cada um de nós. Quando dá a primeira dentada na maçã que retira da árvore, a cor e o brilho que emanam da maçã instalam-se nas maçãs do rosto da pequena. 

A árvore em mim... é parte maçã. A árvore em mim... O uso reiterado desta espécie de refrão reforça aos olhos do leitor a forte conexão entre si e a natureza. Todos somos raízes... o sol, a chuva, o vento, são elementos que habitam dentro de nós.  Luyken consegue transmitir, através de belas pinceladas e de curtas palavras, um rol de emoções. O sentimento de liberdade é-nos fornecido pela brincadeira de que a criança desfruta  em torno da árvore, a força que nela vai crescendo evidencia-se enquanto sobe ao topo, a amizade e a diversidade  estão presentes através dos amigos que se reúnem à sombra da árvore...















Depois de O Livro dos Erros, O Meu Coração e O André Semeão não tem um Cavalo, a Fábula traz-nos mais um livro de uma autora que já conquistou o seu espaço junto dos leitores mais pequenos e de todos os que apreciam a simplicidade e a beleza com que estrutura as histórias dos seus livros.




A paleta de cores utilizada pela autora, em tons predominantemente rosa, e a simplicidade do traço encantam leitores de todas as idades, provocando uma gigantesca vontade de ir lá para fora observar o tanto que faz parte de nós. Com um azul que nos faz abrir a porta a todos os sonhos, Luyken diz-nos que para tal não há limites. Nem mesmo o céu. 


Numa altura em que as nossas crianças tanto ouvem falar da importância da defesa do meio ambiente, este é um lugar que importa conhecer.  Um deslumbrante caminho para percorrer enquanto olhamos e sentimos as árvores que há em nós.

Sem comentários: