quinta-feira, 7 de outubro de 2021

O Mundo Cá Dentro



A capa é um convite. Quando entramos, somos envoltos na beleza que se espraia por cada página, estonteando-nos os sentidos. Olhamos cada pequeno detalhe em que se reflete este hino à natureza. Sabemos que é um lugar que queremos habitar. Desejamos conhecer cada caminho, descansar em cada recanto, passear-nos demoradamente. Tocamos os ramos, as folhas, conversamos com os pássaros, saboreamos as cores. Voltamos vezes sem conta para esse reencontro.




Recentemente editado pela Orfeu Negro, O Mundo Cá Dentro, com texto de Deborah Underwood, é brilhantemente ilustrado por Cindy Derby, um nome que nos enche de alegria ver por cá. Autora de vários livros e alguns prémios, Derby deslumbra todos os que a seguem com o uso que faz da aguarela. Aqui, juntou-lhe a grafite em pó sobre papel prensado a frio e utilizou hastes de flores secas e fio embebido em tinta. O resultado é um requintado festim para os olhos de todos os que têm o privilégio de por cá passar.  
The New York Times refere-se  ao seu trabalho como “profound” and “wonderfully out of control". Não podíamos estar mais de acordo.



Dantes, nós éramos parte do mundo e o mundo era parte de nós. Nada havia a dividir-nos. Agora, até quando estamos lá fora... estamos cá dentro.
Partindo desta premissa, as autoras encontram uma forma poética e encantatória de nos mostrar como nos esquecemos de olhar e valorar o que nos rodeia. No carro, no rotineiro circuito do dia a dia, em casa... esquecem-nos, amiúde, de que o mundo existe. E é ele que nos relembra, entrando-nos em casa das mais variadas formas, mesmo que tenha de utilizar alguns truques de magia.


 
O mundo não desiste de nós. Um ramo que bate na janela, os chilreios dos pássaros, os cheiros, uma teia de aranha, o pão e os frutos que a terra nos põe em casa... É assim que nos relembra que está à nossa espera.



E nós vamos ao seu encontro. À boleia de de um magnífico jogo de perspectivas, de luzes e sombras que, como por magia, nos faz querer abraçar o mundo em todas as estações do ano.

Sem comentários: