Tu e Eu e Todos do argentino Marcos Farina, editado pela Orfeu Negro, é uma boa companhia para as férias. Um livro que nos ajuda a mostrar às crianças que, independentemente da cor da pele ou do lugar onde vivem, todos partilham sentimentos e emoções. Cada um à sua maneira, todos vivenciam hábitos e experiências comuns.
Todos comemos, todos dormimos, todos brincamos... Há momentos em que nos sentimos tristes. Outros há em que estamos felizes. Às vezes, zangamo-nos, ficamos furiosos. Sentimos medo. Às vezes, rimos e ficamos alegres. E todos sonhamos.
Uma abordagem simples e eficaz sobre a diversidade e aquilo que nos une. Sobre o cuidado e o respeito pelos outros. Todos diferentes, mas iguais em tantas coisas. Semelhanças e diferenças que nos chegam, acima de tudo, através das imagens. Os mais pequenos identificam-se com elas e descobrem rapidamente as afinidades.
Ao longo de todo o livro, a simplicidade parece andar de mãos dadas com uma certa pureza que associamos à infância. Sem filtros, sem preocupações do "politicamente correcto"... Todos fazem xixi, não há como negá-lo. Só que uns de pé, outros sentados. Esta é uma das imagens de que mais gostamos nesta história que nos ajuda a encontrar pontes para nos mantermos unidos. Bem precisamos!
Sem comentários:
Enviar um comentário