quinta-feira, 10 de junho de 2021

Como Ser Um Leão
























Leonardo é o leão por quem muitos se vão apaixonar este verão. Para os que pensam ser impossível nutrir tal sentimento por um animal tão feroz, capaz de nos engolir de um só trago- Ferra, trinca, Nham-Nham!saibam que não podiam estar mais enganados. Isso não é para o Leonardo, ainda que ele também tenha crescido a ouvir dizer que só há uma maneira de ser um leão.















O Leonardo não é como a maioria dos leões. Gosta de passear sozinho, sentir o sol quentinho no dorso e a erva debaixo das patas. Há dias em que sobe à sua montanha dos pensamentos onde pensa pensamentos importantes ou sonha acordado, onde bichana e brinca com as palavras, transformando-as em poemas. O Leonardo é um poeta!
























Isso já é demais, dirão alguns. Os leões não são mansinhos e, muito menos, poetas. Por exemplo, o que acontece se um leão encontrar uma pata? Ferra, trinca, Nham- Nham.  Já era!  E o que aconteceu quando o Leonardo encontrou a Mariana, uma pata que, por acaso, também era poeta? Pasmem! Os dois tornaram-se amigos e, juntos, até desencravaram as palavras de um poema que não estava a sair ao nosso leão. O Leonardo é especial!













O Leonardo e a Mariana descobriram que gostavam um do outro. Tornaram-se inseparáveis. Apanhavam sol juntos, brincavam, davam passeios, viam as estrelas cadentes, pediam desejos e tinham longas e profundas conversas. Próprias de dois poetas!




















É verdade que os poetas nem sempre são compreendidos. Leonardo não era excepção. Os seus pares andavam incrédulos e zangados. Porque é que aquela pata ainda não tinha sido devorada? A ordem era clara e inequívoca: - Leonardo, tens de ser feroz! Ele enfrentava-os e defendia Mariana com garras e dentes. O Leonardo era mansinho, mas corajoso!



















Mas tanto o Leonardo como a Mariana sabiam que tinham de fazer alguma coisa. Foi por isso que subiram à montanha dos pensamentos, juntaram as palavras e construíram o poema que conseguiu mudar aquela terrível situação. Os dois conseguiram mostrar que não há só uma maneira de ser um leão. Em jeito de fábula, Ed Vere oferece-nos uma história fantástica sobre a importância de sermos nós mesmos, de pensarmos pela nossa cabeça e não cedermos às cedências e pressões dos outros. Uma história onde a coragem e a bondade prevalecem sobre a raiva e as ideias pré-concebidas. Com uma paleta em tons fortes de laranja, onde sobressaem os  contornos pretos do nosso protagonista, é ele que enche todas as páginas.


Abram o livro e leiam o magnífico poema que estes dois amigos fizeram! Leonardo é um leão que vai apaixonar muita gente este verão. That's our lion!

Sem comentários: