sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Vivam as rentrées!

Que revigorantes podem ser os regressos! São muitas e fantásticas as novidades que já nos enchem a casa e nos estimulam a retomar as leituras de todos os dias com os mais novos. Razão para fazermos um périplo por algumas das nossas editoras e desvendar os livros com que decidiram presentear os seus leitores. 


Começamos pela Orfeu Negro,  destacando algumas das muitas novidades. Nina é o sexto livro em português de Benji Davies, o conhecido autor de A Baleia, O Regresso da Baleia, A Ilha do Avô, O Pássaro da Avó e Olharapo. Da famosa dupla Davide Cali e Benjamin Chaud chega  A Minha Incrível Escola, que promete continuar a dilatar a imaginação de miúdos e graúdos. Javier Sáez Castán e Manuel Marsol convidam-nos para uma visita ao MVSEVM, um extraordinário e muito especial museu. Depois de Quadrado e Triângulo, chega o Círculo, de Jon Klassen e Mac Barnett. Este último regressa também acompanhado por Isabelle Arsenault com o livro Mas Porquê?


Mas Porquê é a nossa escolha de hoje. Barnett já se tornou um nome incontornável da literatura para a infância. Entre nós, conhecemo-lo, sobretudo, da parceria que mantém com Klassen (Quadrado, Triângulo, CirculoO Lobo, o Pato e o Rato, Uma Aventura Debaixo da Terra).  Mas, a chegada de um livro ilustrado pela canadiana Isabelle Arsenault, enche-nos de alegria! Há muito que seguimos o seu trabalho e somos verdadeiros devoradores dos seus livros. Virginia Wolf, de que falámos aqui, Cloth Lullaby, the woven life of Louise Bourgeois, Migrant e tantos outros têm lugar cativo nos Hipopómatos.


Arsenault já fez uma pequena incursão  por cá, quando, em 2012, a OQO publicou A Caixa das Recordações, com ilustrações suas e texto de Anna Castagnoli.  Sete anos volvidos, voltamos a ter um livro seu, esperando que outros se sigam.


Todos conhecemos o célebre "mas porquê ?" e sabemos bem como a curiosidade das crianças pode ser algo sem fim à vista. Se a transportarmos para a hora de dormir, em que todos os pretextos são bons para retardar o fechar de olhos, podemos ter de enfrentar verdadeiros desafios. É o que se passa com o pai desta deliciosa e divertida história. 


Estaremos nós preparados para responder a tantas questões? - é algo que passa frequentemente na cabeça dos adultos. 
O que é a chuva? O que é que aconteceu aos dinossauros? Porque é que as folhas mudam de cor? São algumas das questões que a menina da história coloca ao pai. A genial  criatividade das respostas acaba por surpreender e encantar miúdos e graúdos. Inspirem-se, pais!


As perguntas surgem em destaque, na página esquerda, em círculos de cores apostos em fundo preto. Na página da direita, assistimos ao que se vai passando no quarto, com a criança já envolta na atmosfera para dormir, transmitida ao leitor pelo uso dos tons escuros.
Mas parece haver sempre mais um "teimoso porquê". As respostas do pai surgem nas duplas página seguintes, onde Arsenault espraia sem limites a genialidade do seu traço aliada a uma criteriosa selecção de cores, obtendo um magistral resultado.


Um livro estruturado de forma inteligente e divertida, que se revela um instrumento precioso na hora de ir para a cama. Para os mais pequenos e para os adultos que experienciam diariamente estes gigantescos desafios.
Porque é que temos de dormir? Sejam curiosos e vão lá descobrir a desconcertante resposta! 

Sem comentários: