CRESCENDO, de Alessandro Sanna e Paola Quintavalle, editado pela Enchanted Lion Books, é o livro que escolhemos no regresso dos Hipopómatos.
Um livro belo e delicado, que transporta dentro de si uma poética e sublime homenagem à maternidade. Uma narrativa predominantemente visual, onde as deslumbrantes aguarelas de Alessandro Sanna parecem conduzir o leitor para dentro de um museu dedicado a todas as mães.
Mês a mês, acompanhamos o crescimento e desenvolvimento da "semente" que cresce no útero materno. Em sintonia, vemos o crescimento da barriga da mãe, que se vai projectando e assemelhando a outros elementos da natureza. A curva das asas da gaivota, a inclinação de uma colina, o leito de um rio, a forma de algumas flores, a lua... são apenas algumas das várias e estonteantes metáforas desenhadas por Sanna , que deixam o leitor sem fôlego.
O texto, também ele repleto de metáforas, inscreve-se em frases curtas nas páginas esquerdas, assumindo em pleno a necessária cumplicidade para a concretização do resultado final. Tão poético quanto único.
Não é novidade que somos admiradores confessos do trabalho de Sanna, o ilustrador italiano que muitos associam ao nome de Rodari. São várias as histórias rodarianas que já ilustrou. De algumas falámos aqui.
Pinocchio:The Origin Story e The River são livros incontornáveis do autor. O último é um livro que temos sempre aberto nos Hipopómatos e que perfaz as delícias de todos os que o lêem. A partir de agora, há mais um, com que os leitores vão crescendo.
Sem comentários:
Enviar um comentário