segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Virginia Wolf

Como as cerejas? Hoje é mais como as ondas... Rebuscámo-las na prateleira porque, de repente, sentimos uma enorme saudade de Virginia Woolf e uma imensa vontade de a reler! Tudo por culpa desta Virginia Wolf.


O carácter depressivo da escritora, que a levaria ao suicídio em 1941,  e a forte relação de cumplicidade que manteve com a irmã, a pintora Vanessa Bell, são factos conhecidos. Com uma temática pouco usual (mas cada vez mais necessária) na literatura infantil, a história escrita por  Kyo Maclear e ilustrada por Isabelle Arsenault, aborda as perturbações de Virginia, vividas e relatadas pela sua irmã Vanessa.


A silhueta de lobo, o mau humor acompanhado dos gemidos e uivos que vai soltando, a necessidade de isolamento, o desinteresse e alheamento, a escuridão e a tristeza em que se embrenha são sublimemente evidenciados pelo traço e pela paleta de cores escolhida por  Arsenault. O cinza e o negro são as cores predominantes enquanto a jovem descreve os sintomas  de  irmã.


Todos os esforços de Vanessa para resgatar a irmã do "woolfish mood" se revelam infrutíferos. Por isso, quando  Virginia lhe fala de Bloomsberryum país  imaginário, não hesita em usar a arte para conseguir o seu objectivo.


Decide criar esse lugar, pintando "docemente" nas paredes do quarto de Virginia o que esta parece ter na cabeça. A subtileza e a doçura que Arsenault imprime às ilustrações tornam-se agora mais evidentes.


O cinza  cede o seu lugar  a uma paleta de cores alegres e quentes, que acompanha Virginia no lento mas crescente abandono da tristeza a que tinha sucumbido. Em Blomsberry -nome cuja semelhança com  Blomsbury, o grupo de intelectuais fundado pelas irmãs, não parece mera coincidência...- há pássaros e flores azuis e um campo repleto de espaço.  Porque Virginia havia dito que "os lobos adoram vagabundear".



Nem tudo é perfeito,  mas Virginia volta a ter vontade de olhar o mundo lá fora. 


                       

E nós,  de viajar pelo seu imaginário. De mão dada com os Hipopómatos mais pequenos, partilhamos leituras. Esperando que um dia sejam eles a fazer a viagem. 



Agora que foram apresentados a Virginia (Woolf) Wolf.

Virginia e Vanessa. ( Foto extraída da internet)

Sem comentários: